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Treinar descalço? Pode! Veja 12 exercícios sem equipamento

Sem desculpa! Educador físico indica treino mesmo para quem não tem tênis para treinar

Nada de desculpa para treinar. Alguns treinos podem ser feitos em qualquer lugar, sem equipamento, usando o apenas o próprio corpo e, inclusive, podendo ser feito descalço. Por isso, preparamos uma série de 12 exercícios, que podem ser divididos em 3 treinos ao longo da semana.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para a pessoa sair do sedentarismo (condição que pode causar vários tipos de doenças), é recomendado a realização de atividade física por, no mínimo, 150 minutos por semana.

Nesse caso, as opções para a divisão desses minutos são: 30 minutos de segunda a sexta (5 vezes na semana) ou 50 minutos por dia (3 vezes na semana). Se você não tem 30 minutos livres, pode dividir o treino em dois momentos no mesmo dia, sendo 15 minutos pela manhã e 15 minutos à noite.

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Benefícios de treinar descalço

12 exercícios para fazer descalço

Os exercícios devem ser feitos de 1 a 4 séries e de 10 a 20 repetições, de acordo com o condicionamento físico e limite de cada um. Também é importante descansar de 30 a 60 segundos após cada série.

Atenção: se sentir dor nas articulações, não faça o exercício que provocar esse incômodo. A dor só é aceitável se for muscular.

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1 - Agachamento

Créditos: Arquivo Pessoal
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2- Tríceps no banco

Créditos: Arquivo Pessoal
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3- Subida no banco

Créditos: Arquivo Pessoal
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4- Agachamento búlgaro

Créditos: Arquivo Pessoal
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5- Agachamento afundo

Créditos: Arquivo Pessoal
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6- Flexão no banco

Créditos: Arquivo Pessoal
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Pode ser realizado no chão também

7- Abdômen curto

Créditos: Arquivo Pessoal
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8- Abdômen lateral

Créditos: Arquivo Pessoal
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9- Abdômen infra

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10- Abdômen prancha

Créditos: Arquivo Pessoal
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Segurar o máximo que aguentar

11- Polichinelo

Créditos: Arquivo Pessoal
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12- Elevação de quadril

Créditos: Arquivo Pessoal
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