veronica perguntou:

Caminhada e trotes podem causar dor nas costas em pessoas que eram sedentárias?

  • Respondido em 28/10/2014
    Marcel Tomonori Sera Fisioterapia e Acupuntura - CREFITO 121849/SP
    especialista minha vida
    Olá,

    Como estava sem atividades físicas por 8 meses, seu corpo perdeu massa muscular, fôlego, mecanismos de resfriamento do corpo, lubrificação das articulações, controle dos nervos, entre diversos outros aspectos. Com isso, seria necessário um tempo de adaptação, que varia de acordo com as condições de cada pessoa.
    As vezes suas dores na coluna apareceram pois o seu corpo ainda não estava preparado para os trotes, da forma que foram que foram realizados (velocidade, duração, ritmo).
    Nestes casos, os músculos provavelmente foram sobrecarregados, bem como as articulações, gerando um inflamação em regiões mais frágeis do corpo, como a coluna lombar, quadril e joelhos. No seu caso afetou a coluna.
    Outro aspecto é que em 8 meses o corpo pode ter sofrido algumas alterações, como posturais, hormonais, tensionais. Tudo isso faz com que seu corpo não esteja da mesma forma que estava antes da primeira vez que resolveu iniciar as atividades físicas. Neste caso, mesmo utilizando a mesma preparação de tempos atrás antes dos trotes, o corpo reagirá de um jeito diferente.
    Por tudo isso, é importante a orientação profissional antes de iniciar as atividades. No seu caso, converse com um ortopedista para ver se não machucou a coluna e depois procure pelo fisioterapeuta ou educador físico especializados para corrigirem ou orientarem a maneira como está andando e trotando.
    Mas procure sempre por profissionais de sua confiança ou com boas referências.
    Bons treinos!

    PUBLICIDADE