Formado pela renomada Universidade de Medicina Santo Amaro, Dr. Daniel Bratan iniciou sua carreira na Cirurgia Geral, me...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
A infecção urinária é uma doença infecciosa que pode se manifestar de maneiras diferentes, dependendo do tipo e da estrutura do sistema urinário acometido. Aliado ao tratamento com antibióticos, o consumo de alguns chás naturais pode contribuir para o alívio do quadro e dos sintomas — como ardência ao urinar, incontinência urinária e sensação de pressão na barriga, além de ajudar na eliminação das bactérias causadoras da infecção.
As bebidas mais usadas são aquelas com ação antimicrobiana, que ajudam a eliminar as bactérias responsáveis pela infecção, e diurética, que aumentam a quantidade de urina produzida e contribuem para a limpeza das vias urinárias.
Para te ajudar durante o tratamento, listamos 8 opções de chás para infecção urinária que aliviam os sintomas e trazem benefícios para a saúde. Confira!
Leia também: O que causa infecção urinária? Veja as 5 razões mais comuns e se é transmissível
1. Chá de cranberry
O cranberry é uma planta originária da América do Norte popularmente conhecida por contribuir para o tratamento de infecções do trato urinário. Ela é rica em proantocianidina, uma potente substância que inibe a aderência e evita a translocação de bactérias na mucosa da bexiga, como a Escherichia coli, uma das principais responsáveis pelo problema. Ele pode ser consumido em formato de chá, mas é mais comum o preparo do suco de cranberry.
Como preparar: adicione uma colher de sopa de cranberry em 300ml de água fervida e deixe infusionar por 10 a 15 minutos. Depois, basta coar e consumir.
O consumo de cranberry é contraindicado durante a gravidez e a amamentação, uma vez que não existem estudos que comprovem a segurança de uso nesse período. Além disso, ele contém quantidades significativas de ácido salicílico, semelhante à aspirina, então deve ser evitado por pessoas com alergia ao medicamento.
2. Chá de aroeira
As cascas e folhas secas da aroeira, também conhecida como aroeira vermelha, são usadas normalmente nos problemas do trato urinário, como cistites e uretrites, devido à ação antimicrobiana — que contribui para a eliminação das bactérias causadoras da infecção. Além disso, por conter ação antidiurética, o chá de aroeira aumenta a quantidade de urina, contribuindo para manter o trato urinário limpo e livre de micro-organismos.
Como preparar: use 100g de pó de casca de aroeira (ou 100g de lascas) para 1L de água fervida e deixe em infusão de 10 a 15 minutos. Retire as cascas e coe o chá. Está pronto!
O chá de aroeira é contraindicado para pessoas com histórico de alergia, uma vez que pode provocar reações na pele e mucosas, ou quem tem problemas gastrointestinais, pois o uso em excesso pode ter efeito laxante e purgativo. Mulheres grávidas também não são indicadas ao consumo.
3. Chá de manjericão
O manjericão é uma erva com perfil nutricional rico, que se destaca pela grande variedade de óleos essenciais, como o eugenol e geranial — substâncias que possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Devido a isso, a bebida preparada a partir das ervas do manjericão ajuda a inibir o crescimento bacteriano, aliviando quadros de infecção urinária e diminuindo os sintomas.
Como preparar: usar 10 folhas de manjericão para 1L de água fervida e manter em infusão por 10 a 15 minutos. Depois, basta coar a bebida e consumir.
O chá de manjericão é contraindicado para pessoas com pressão muito baixa ou com alergia à planta. Gestantes, lactantes e crianças abaixo de 12 anos também não devem consumir a bebida.
4. Chá de dente-de-leão
Devido à sua ação diurética, o chá de dente-de-leão ajuda a aumentar a quantidade de urina, permitindo que as bactérias sejam eliminadas do trato urinário. Além disso, a bebida apresenta compostos fenólicos e flavonoides com bom potencial contra bactérias como a Escherichia coli.
Como preparar: use uma colher (sopa) da raiz do dente-de-leão para 200ml de água fervente e deixe infusionar por até 10 minutos. Depois, basta coar e servir.
O chá de dente-de-leão é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade à planta, que possuem obstrução dos ductos biliares e do trato intestinal, gastrite, insuficiência renal e doenças hepáticas agudas ou severas. Por não conter evidências suficientes de que ele é seguro durante a gravidez ou amamentação, o consumo não é recomendado para gestantes e lactantes.
5. Chá de cavalinha
A cavalinha, cujo nome verdadeiro é Equisetum arvense, é uma planta fitoterápica conhecida pelas propriedades diuréticas. No tratamento de infecção urinária, ele também é um aliado para estimular a eliminação das bactérias, presentes na bexiga e na uretra, e para desintoxicar o organismo.
Como preparar: use uma colher de sopa de cavalinha desidratada para 160ml de água fervida e espere 10 minutos sob infusão. Em seguida, basta coar a bebida e consumir.
Devido ao efeito diurético, pessoas com insuficiência renal não devem tomar o chá de cavalinha, assim como quem tem insuficiência cardíaca. Quem sofre de gastrite e úlcera também possui contraindicação para tomar o chá pela presença do tanino, que pode irritar a mucosa estomacal.
Leia também: 8 chás que ajudam a desinchar
6. Chá de hibisco
O chá de hibisco contém propriedades antimicrobianas e seu consumo pode auxiliar no combate de bactérias como E.coli e Klebsiella pneumoniae. Ele também possui efeito diurético, o que contribui para a eliminação das bactérias na urina.
Como preparar: use 2 colheres (sopa) de hibisco para 1L de água fervente e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Coe e pode consumir!
O chá de hibisco é contraindicado para pessoas com pressão baixa, pois pode provocar tontura e sonolência. O consumo também não é recomendado para gestantes e lactantes.
Leia também: 5 receitas para deixar o chá de hibisco mais saboroso
7. Chá de cabelo de milho
O chá de cabelo de milho, assim como o chá de dente-de-leão, é um remédio caseiro normalmente utilizado para tratar problemas do trato urinário. Segundo estudos, a bebida contém propriedades antimicrobianas devido à sua concentração de taninos, terpenoides e alcaloides. Além disso, por ser diurético, o chá também contribui para a melhora do quadro de infecção urinária.
Como preparar: ferva 500ml de água e despeje sobre 1 a 2 colheres (sopa de cabelo de milho) e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e está pronto!
O chá de cabelo de milho é contraindicado para gestantes e lactantes, homens com inflamação na próstata e pessoas que administram remédios para baixar a pressão arterial, anticoagulantes, diuréticos e para diabetes.
8. Chá de uva ursina
Aliado no tratamento de infecções leves no trato urinário, como cistite e uretrite, as folhas de uva ursina são conhecidas por conter arbutina, uma substância com forte ação antimicrobiana que ajuda no combate às bactérias responsáveis pela doença. Além disso, o chá também é diurético, anti-inflamatório e antisséptico.
Como preparar: use 3 folhas secas de uva ursina para 200ml de água fria e deixe repousar entre 12 a 14 horas num recipiente tampado e longe da luz. Depois, basta coar e consumir morno.
O chá de uva ursina não deve ser consumido por crianças abaixo de 12 anos, mulheres grávidas ou amamentando ou por pessoas com problemas de estômago. Em alguns casos, ele pode provocar intoxicação, então deve ser consumido com moderação. Se você sentir náusea ou vômitos, interrompa o uso imediatamente.
Referências
Universidade Federal de Minas Gerais
Manual MSD