Nutricionista especialista em nutrição clínica e bariátrica da Clínica Gastro ABC.
Redatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Já ouviu falar no chá de marcela? A bebida é feita com a planta medicinal Achyrocline satureioides — também chamada de macela, marcela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional. Ela ajuda a promover a sensação de bem-estar, alívio da ansiedade e possui diferentes benefícios à saúde.
As folhas secas utilizadas na preparação do chá são facilmente encontradas em lojas de artigos naturais e feiras. Descubra para que serve o chá de marcela!
Quais as propriedades do chá de marcela?
De acordo com a nutricionista Amanda Santos Lima, o chá de marcela possui propriedades diuréticas, calmantes, digestivas e anti-inflamatórias. É rico em óleos essenciais como quercetina, limoneno, luteolina e ácidos fenólicos que lhe conferem ação analgésica, antiespasmódica e antiviral.
Saiba mais: 7 opções de chá para ansiedade (e como preparar)
Para que serve o chá de marcela?
Alguns dos benefícios do chá de marcela percebidos em trabalhos científicos, como o publicado no periódico Fitoterapia, são:
Auxiliar na digestão
Segundo a especialista, o chá de marcela facilita a digestão pois atua no funcionamento do trato gastrointestinal. Sendo assim, a bebida ajuda a combater gases, cólicas intestinais e dor de estômago.
Aliviar cólicas menstruais
Os flavonoides presentes no chá de marcela possuem ação analgésica e antiespasmódica, que reduzem as contrações musculares do útero, resultando no alívio da dor provocada pelas cólicas menstruais.
Ajudar a reduzir a ansiedade
As propriedades calmantes do chá de marcela são bastante conhecidas e utilizadas como tratamento caseiro para a ansiedade. A infusão ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo a sensação de bem-estar e tranquilidade.
Melhorar o sono
Além de propriedades calmantes, o chá de marcela possui propriedades sedativas, como o limoneno. Por isso, a infusão pode ser utilizada como tratamento natural ou complementar da insônia ou para a melhora da qualidade do sono.
Fortalecer o sistema imunológico
Os flavonóides de ação antiviral e imunomoduladora, e os anti-inflamatórios presentes na marcela ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, atuando no combate a vírus e infecções.
Saiba mais: 5 chás que não devem ser consumidos durante a gravidez
Contraindicações do chá de marcela
Amanda Santos informa que o chá de marcela não pode ser consumido por gestantes, pacientes com alergia a plantas da família Asteraceae e que fazem uso de medicamentos anticoagulantes. Crianças, pacientes que utilizam remédios antiepilépticos, sedativos, hipnóticos, anestésicos e aplicam insulina devem buscar orientação médica antes do consumo do chá.