

Alguns acreditam que os ovos são consumidos desde o início da humanidade. Atualmente, os mais consumidos são os de frango. Quando o ovo estiver pronto para ir para sua casa, você deve entender que ele é composto de três partes.
Uma casca protetora, feita de carbonato de cálcio; no interior está a gema, cuja função biológica é fornecer nutrientes e calorias; depois, temos a clara do ovo, que é uma textura transparente na qual, em sua composição, quase 90% é água, e o restante é proteína, traços de minerais, lipídios e vitaminas.
Porém, às vezes, apresenta uma leve mancha vermelha, muito parecida com sangue, e aqui explicamos o que é.
Leia também: Comer ovo todo dia faz mal? Entenda qual é o limite saudável
O que significa a mancha vermelha em alguns ovos?
Se você já foi cozinhar um ovo e, ao abri-lo, percebeu que havia uma mancha vermelha na gema e na clara, como se fosse um coágulo de sangue, não se preocupe. Antes de jogá-lo fora, você deve saber que ele não oferece nenhum tipo de risco. Em outras palavras, essas manchas vermelhas não significam que o ovo esteja estragado, tenha pouco valor nutricional ou esteja em mau estado.
As manchas são, na verdade, vestígios de sangue, que estão ali devido ao rompimento de um vaso sanguíneo ou de pequenos pedaços de tecido que o próprio óvulo arrastou durante seu processo de formação.
Ou seja, é um mito que seja um sinal de que o óvulo já foi fertilizado e é apenas “um projeto de pintinho”.
Outros mitos sobre ovos
Como quase tudo, os ovos também têm mitos. Aqui estão os mais comuns:
A cor da gema é igual à qualidade
A cor da gema, seja ela clara ou escura, é resultado da quantidade de carotenoides, pigmentos orgânicos encontrados nas plantas com as quais a galinha foi alimentada.
Ovos vermelhos são melhores
A cor da casca é resultado do tipo de raça da galinha e nada tem a ver com a qualidade do alimento.
A gema engorda
As proteínas e gorduras do ovo, assim como 44% das vitaminas A, D e E, estão concentradas na gema. Já a clara do ovo possui mais da metade das proteínas (56%), além de riboflavina, niacina, cloro, magnésio, potássio, sódio e enxofre. Por isso, o ideal é consumir o produto integralmente, ainda que com moderação.
Leia também: Isso é o que acontece com seu corpo se você comer ovos todos os dias