PUBLICIDADE

Alergias são comuns em crianças e adultos e normalmente tem diversas causas

O médico Domingos Mantelli tirou as dúvidas de nossos leitores sobre o tema

As alergias são respostas imunológicas exageradas do nosso corpo, que se desenvolvem após a exposição a algumas substâncias específicas. Uma alergia pode ocorrer na pele ou mesmo ter sintomas respiratórios, como a rinite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alergias são comuns tanto em crianças quanto em adultos, e por isso existem diversas dúvidas sobre o assunto. Para ajudar a resolver isso, o médico Domingos Mantelli participou de um chat para responder as dúvidas de nossos leitores.

Você pode ler o chat sobre alergias na íntegra aqui, ou veja as melhores perguntas abaixo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Ana Helena: Alergia tem uma causa especifica?

Dr. Domingos Mantelli: Nem toda alergia tem uma causa única, elas são quadro multifatoriais.

Lilian: Tenho sensibilidade a roupas, cintos, bolsas... A pele fica marcada ou com vergões. Fiz o teste do antebraço e não constou alergia nenhuma. O que fazer?

Moça coçando o braço - Foto: Getty Images
Moça coçando o braço - Foto: Getty Images

Dr. Domingos Mantelli: Isso provavelmente é dermatite de contato, mas o ideal é Converse com seu dermatologista para averiguar se este é mesmo seu quadro. Se for, uso de amaciantes causa o realinhamento das fibras do tecido, o que reduz atritos na pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Valdirene: A alimentação influencia no aumento de uma alergia, como por exemplo, a renite alérgica? Que alimentos devo evitar ingerir?

Dr. Domingos Mantelli: Pode ter relação sim entre alimentação e rinite. Mas os alimentos a serem evitados dependem muito da sua alergia. Procure um alergologista para entender melhor seu quadro.

Monica: Sou mãe de primeira viagem e gostaria de saber por que não é recomendado o uso de amaciantes para bebês?

Dr. Domingos Mantelli: Quem disse que não é recomendado? Existem produtos específicos que podem sim ser usados. Procure amaciantes que sejam dermatológica e hipoalergenicamente testados, sem corantes, sem perfume encapsulado e com pH neutro. O uso do amaciante pode ser benéfico, inclusive, pois melhora o alinhamento das fibras do tecido, impedindo que causem atrito com a pele do bebê.

Antônio: Sou aposentado e tenho rinite alérgica. Quais os procedimentos para conviver com o quadro em harmonia?

Dr. Domingos Mantelli: O principal é descobrir os fatores que pioram sua rinite e então eliminá-los em sua casa. Por exemplo, se você tem alergia à poeira, retirar cortinas de tecido, carpetes e outros itens que acumulam pó ajudam a evitar o problema.

Adriana: Minha pele é muito sensível. Perfumes, superfícies ásperas, poeira, tudo é motivo para coceiras. Devo suspender o uso de amaciantes?

Moça passando perfume - Foto: Getty Images
Moça passando perfume - Foto: Getty Images

Dr. Domingos Mantelli: Não é preciso suspender o uso de amaciantes, você pode substituir por produtos hipoalergênicos e que sejam testados dermatologicamente. Produtos sem corantes e sem perfume encapsulado, desenvolvidos especialmente para peles sensíveis, ajudam a causar menos problemas de pele.

Gabriela: Por que em algumas pessoas desenvolvem alergias depois de anos?

Dr. Domingos Mantelli: Depende muito doa hábitos de vida, hábitos de alimentação, a exposição aos alérgenos. São esses fatores que poderão causar o aparecimento de alergias ao longo da vida, juntamente com problemas hormonais e o estado do seu sistema imunológico.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Telma: Eu tenho alergia a produtos de limpeza, a perfumes, a mofo, a carpetes, etc. O que eu posso fazer?

Dr. Domingos Mantelli: Se você tem uma alergia com sintomas respiratórios, pode ser uma rinite alérgica, nesses casos você deve evitar esses alérgenos. Mas, caso sua alergia se manifeste na pele, o uso de produtos hipoalergênicos e testados por dermatologistas pode ajudar. Procure um alergologista para que ele lhe examine e oriente mais especificamente

Marcelle: Quais cuidados devemos ter com as roupas dos bebês para evitar alergias?

Mulher lavando roupa - Foto: Getty Images
Mulher lavando roupa - Foto: Getty Images

Dr. Domingos Mantelli: O ideal é que você tenha os itens de lavanderia separados para o bebê, não misture com as roupas de adulto, pode lavar na máquina ou na mão e prefira detergente líquido e amaciante que sejam desenvolvidos especificamente para a roupa dos bebês, um produto que seja dermatológica e hipoalergenicamente testado, sem corantes, sem perfume encapsulado e com pH neutro. Você pode tomar esse mesmo tipo de cuidado com as suas roupas, pois elas também estão em contato direto com a pele do bebê.

Ana Claudia: A má circulação sanguínea provoca alergia e coceira na pele?

Dr. Domingos Mantelli: Sim, isso pode acontecer devido à alteração dos vasos linfáticos. Nesse caso, procure um angiologista ou cirurgião vascular.

Mauricéa: Fiz uso de um sabonete líquido íntimo bem conceituado e deu ardência. O que recomenda?

Dr. Domingos Mantelli: Evite o uso desse produto. Além disso, o sabonete íntimo deve ser usado esporadicamente, após sair do mar ou após a relação sexual, pois ele ataca a flora bacteriana da vagina.