Comece o dia bem com uma rotina de higiene bucal matinal

Cuidados com a escovação e hábitos noturnos melhoram a saúde dos dentes e das gengivas e minimizam o mau hálito pela manhã

Um bom dia começa com hábitos matinais saudáveis, como se espreguiçar por alguns minutos, tomar um belo café da manhã e, claro, cuidar da higiene bucal de maneira correta. A dedicação à limpeza dos dentes e também da língua faz toda a diferença para encarar com bem-estar as tarefas do dia que vem pela frente.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Apesar da importância, muitas pessoas ainda têm dúvidas do que fazer primeiro: tomar café da manhã ou escovar os dentes? E existe alguma proibição quanto a escovar os dentes após consumir determinados alimentos, como café e suco de laranja? Descubra estes e outros fatos importantes sobre higiene bucal matinal abaixo:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Antes do café da manhã

A primeira providência é escovar os dentes e a língua antes do café da manhã, após o despertar. O cirurgião dentista José Milton Marasca (CRO-SP 28214), especialista em dentística estética, diz que escova e creme dental são suficientes para esta etapa.

"O objetivo é retirar a película que amanhece em volta dos dentes e a saburra lingual, que é uma espécie de 'capa' esbranquiçada sobre a língua. Elas se formam porque durante a noite ocorrem dinâmicas no organismo que impactam na boca: a salivação diminui, deixando a boca seca e sem a autolimpeza promovida pela saliva durante o dia, e algumas substâncias do esôfago, da traqueia e do nariz circulam por essa região e se alojam na cavidade bucal", afirma.

Se não for removida, a película pode ser usada pelas bactérias da boca para fixar açúcares nos dentes, explica o especialista. Já a saburra é responsável pelo mau hálito matinal, então, se livrar dela é também sinônimo de maior frescor para começar o dia e também as refeições matinais.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Depois do café da manhã

Café da manhã tomado, é hora de voltar ao banheiro e escovar os dentes novamente, por mais que isso não pareça necessário. Desta vez, é importante investir em uma escovação completa, com direito a fio dental e enxaguante bucal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O cirurgião dentista Ricardo Annibelli (CRO-SC 5926), especialista em dentística restauradora, recomenda atenção para que sejam escovados todos os dentes dos arcos superior e inferior em suas três faces: vestibular (a face voltada para a bochecha ou para os lábios), lingual (a face voltada para dentro da boca) e oclusal (a superfície do dente).

Para uma higiene perfeita, não se esqueça de passar o fio dental entre todos os dentes. Já o enxaguante bucal para finalizar, de acordo com os dois especialistas, não deve ser usado indiscriminadamente, tampouco substituir a escovação e o uso do fio dental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É possível evitar o mau hálito matinal?

Evitar completamente, não - lembre-se que o mau hálito matinal é causado por funções orgânicas da noite sobre as quais não temos controle. Mas minimizar é plenamente possível, de acordo com os especialistas.

A dica inicial de José Milton Marasca é fazer a última refeição do dia pelo menos uma hora antes de escovar os dentes para dormir. Esse intervalo é necessário para que a saliva consiga neutralizar o pH bucal.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"O pH médio da boca é 7, alcalino. Depois que comemos, ele pode cair até 2, bem ácido, dependendo da refeição. O pH ácido pode amolecer o esmalte dos dentes e escová-los imediatamente poderia acarretar na perda desse esmalte", esclarece o especialista.

Após as refeições, a dedicação com o fio dental deve ser redobrada, como orienta Ricardo Annibelli: "A pequena quantidade de resíduos que ficar entre os dentes pode gerar um problema periodontal e aumentar o mau hálito, uma vez que as bactérias agem sobre eles", explica.

Por fim, beber um copo de água antes de dormir também ajuda a diminuir o mau hálito, pois minimiza a secura noturna da boca. E apenas água: se cair na tentação de beber um copo de suco, por exemplo, repita todo o processo de higiene bucal antes de ir dormir.