Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, especialista em Otorrinolaringologia pela Universid...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Laringite?
A laringite é uma inflamação na laringe, região do sistema respiratório onde ficam localizadas as cordas vocais. O quadro faz com que a voz fique áspera ou rouca, além de causar sintomas como tosse e dificuldade para engolir. Na maioria das vezes, a inflamação surge rapidamente e dura até duas semanas.
A laringe é um órgão localizado no pescoço e conecta a boca e o nariz aos pulmões e ao estômago. A maioria dos casos de inflamação acontece devido a infecções virais ou bacterianas, mas outros fatores também podem estar associados, como o uso excessivo da voz. Entenda, a seguir, mais sobre o que é laringite, seus sintomas e tratamentos.
Causas
As cordas vocais ficam localizadas na faringe e são caracterizadas por duas dobras da membrana mucosa que cobrem o músculo vocal. Normalmente, as cordas abrem e fecham suavemente, formando sons através de seu movimento e vibração.
Na laringite, as cordas vocais ficam inflamadas ou irritadas. Ocorre um inchaço que leva à distorção dos sons produzidos pelo ar que passa sobre elas. Como resultado, a voz soa rouca. Em alguns casos, a voz pode se tornar quase indetectável.
A maioria dos quadros de laringite é desencadeada por infecção viral temporária ou esforço vocal. A condição pode ser classificada por aguda ou crônica e cada tipo tem causas diferentes. Entenda a seguir:
Laringite aguda
A laringite aguda representa a maioria dos casos de inflamação da laringe. Entre suas causas, estão:
- Infecções virais semelhantes às que causam resfriado. Trata-se de uma laringite viral
- Esforço vocal, causada por uso excessivo da voz
- Infecções bacterianas, como a difteria, embora seja raro. Neste caso, trata-se de uma laringite bacteriana
Laringite crônica
Laringite que dura mais de duas semanas é conhecida como laringite crônica. Este tipo de laringite é geralmente causada pela exposição a substâncias irritantes ao longo do tempo. Ela pode causar tensão das cordas vocais e lesões ou tumores na corda vocal (pólipos ou nódulos). Estas lesões podem ser causadas por:
- Irritantes inalatórios, como a vapores químicos, alérgenos ou fumaça (laringite alérgica)
- Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), podendo causar laringite por refluxo
- Sinusite crônica
- Uso excessivo de álcool
- Uso excessivo habitual de sua voz (como no caso de cantores ou professores)
- Fumar
Causas menos comuns de laringite crônica incluem:
- Infecções bacterianas ou fúngicas;
- Infecções por certos parasitas.
Sintomas
Sintomas de laringite
O principal sintoma da laringite é a rouquidão. A voz pode soar estridente, ser mais profundado que o normal ou quebrar de vez em quando. Além disso, também são comuns na laringite sintomas como:
- Garganta seca ou inflamada
- Tosse
- Dificuldade para engolir
- Dor de garganta
- Pigarro
- Febre
- Perda da voz
Laringite infantil
No caso da laringite infantil, o indicado é que se procure ajuda médica ao apresentar sintomas da doença, como:
- Tem uma respiração ruidosa, estridente, que soa ao inalar;
- Baba mais do que o habitual;
- Tem dificuldade em engolir;
- Tem dificuldade em respirar
- Tem uma febre superior 39°C.
Esses sintomas podem indicar uma inflamação da laringe e das vias aéreas logo abaixo. Pode indicar também epiglotite, uma inflamação da epiglote, tecido cartilaginoso que fecha a via aérea durante a deglutição.
Diagnóstico
O diagnóstico de laringite é feito a partir do exame físico feito pelo médico e pela análise da história clínica do paciente. O profissional poderá examinar o fundo da garganta para observar se há vermelhidão no revestimento da laringe. Ele também poderá examinar o pescoço do paciente a fim de encontrar áreas sensíveis ou caroços.
Se você tiver problemas de voz e rouquidão que não têm uma causa óbvia e que duram mais de duas semanas, o médico pode encaminhá-lo a um especialista (otorrinolaringologista). A aparência das cordas vocais e o som da voz vão ajudar o especialista a descobrir se a laringite vai embora por conta própria ou se precisa de tratamento.
Além disso, um otorrinolaringologista pode realizar esses exames:
- Videolaringoscopia, no qual uma câmera filma a laringe e pode-se detectar a laringite ou outras alterações como nódulos, pólipos ou até tumores em fase inicial
- Biópsia
Fatores de risco
Fatores de risco para laringite incluem:
- Ter uma infecção respiratória, como resfriado, bronquite ou sinusite
- Exposição a substâncias irritantes, como fumaça de cigarro, consumo excessivo de álcool, excesso de ácido do estômago ou produtos químicos no local de trabalho
- Usar excessivamente a voz, falando demais, falando muito alto, gritar ou cantar
Tratamento
Tratamentos para laringite
O tratamento para laringite feito em casa é indicado na maior parte dos casos. Entre as recomendações estão:
- Descansar a voz tanto quanto possível. O paciente deve falar baixo e pausadamente, evitando sussurrar. Falar ao telefone ou em voz em alta também deve ser evitado;
- Não pigarrear. Se há tosse seca, um medicamento de venda livre pode ajudar;
- Mantenha o ambiente úmido com vaporizadores ou bacias d’água;
- Beba muito líquido. Isso ajuda a irrigar as cordas vocais, evitando forçá-las e ajudando na recuperação;
- Não fume e mantenha o paciente longe do fumo passivo.
Em alguns casos de laringite, tratamento com medicamentos também pode ser indicado, como analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Quando a laringite é causada por uma infecção bacteriana, o uso de antibióticos é necessário.
Se a doença do refluxo gastroesofágico está causando a laringite, pode ser necessário tomar medidas para reduzir o refluxo. Laringite crônica pode precisar de mais tratamento. Por exemplo, se a doença acontece pelo uso contínuo da voz (como cantar ou falar muito),pode ser necessário o treinamento de fala.
Caso as cordas vocais tenham sido danificadas por feridas ou pólipos, pode ser necessária uma cirurgia.
Tem cura?
Sim, a laringite tem cura. Afinal, a maioria dos casos da doença é autolimitada, ou seja, possui duração menor do que três semanas.
Prevenção
Para prevenir o ressecamento ou irritação para suas cordas vocais:
- Não fumar e evitar o fumo passivo. A fumaça pode secar a garganta e irritar as cordas vocais
- Limite o consumo de álcool e cafeína, uma vez que essas bebidas podem causar desidratação, ressecando as cordas vocais
- Beba muita água. Fluidos ajudam a manter o muco na garganta fino e fácil de limpar
- Evite limpar sua garganta. Isso faz mais mal do que bem, porque provoca uma vibração anormal de suas cordas vocais e pode aumentar o inchaço. Limpando a garganta, também faz com que sua garganta a secretar mais muco e se sentir mais irritado, fazendo com que você quer limpar a garganta novamente
- Evite infecções das vias respiratórias superiores. Lave as mãos frequentemente e evitar o contato com pessoas que têm infecções respiratórias, como resfriados
Referências
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia