Uretrite: sintomas, tratamentos e causas

Visão Geral

O que é Uretrite?

Sinônimos: síndrome uretral, ngu, uretrite não gonocócica

A uretrite consiste na inflamação ou infecção da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo.

Tipos

Uretrite pode ser dividida em dois grandes grupos: em uretrites gonocócicas e não gonocócicas. As gonocócicas são causadas pela bactéria Nesseria gonorrheae e as não gonocócicas são causadas por diferentes tipos de germes. Existem casos mais raros como as uretrites traumáticas (sondas, corpo estranho), as uretrites por vírus, uretrites associadas à neoplasia ou ao condiloma intra-uretral e uretrite psicogênica.

Causas

A uretrite pode ter causa tanto bacteriana quanto viral, química e traumática.

Entre as bactérias que mais costumam causar uretrite estão: Nesseria gonorrheae, que pode desenvolver-se também na faringe e no canal do ânus, e Chlamydia trachomatis, que desenvolve-se dentro das células.

Outras bactérias que comumente provocam infecções no trato urinário também causam uretrite, como a Escherichia coli.

Uretrite também pode ser provocado por alguns vírus, especialmente em decorrência de alguma doença sexualmente transmissível (DST). Gonorreia e clamídia estão entre as principais doenças venéreas capazes de provocar a inflamação. Além deles, os vírus causadores de HPV e herpes simples também parecem estar envolvidos nas possíveis causas da uretrite.

Mas este problema também pode ser causado por causas químicas, como por exemplo com o uso de espermicidas, e por motivos traumáticos, como uma cirurgia ou presença de um corpo estranho na uretra.

Fatores de risco

A grande maioria das uretrites são causadas por infecções decorrente da exposição sexual desprotegida.

Além disso, pessoas do sexo feminino e do sexo masculino estão sob risco parecido de contrair a doença. A mulher especialmente se estiver em fase reprodutiva e o homem, se tiver entre 20 e 35 anos.

Uma pessoa que for exposta a muitos parceiros sexuais está sob maior risco de contrair uretrite. Além disso, ter um histórico de doenças sexualmente transmissíveis aumenta o risco de se desenvolver o problema.

Sintomas

Sintomas de Uretrite

Os principais sinais e sintomas de uretrite são:

Nos homens

Nas mulheres

Diagnóstico e Exames

Na consulta médica

Especialistas que podem diagnosticar uretrite são:

  • Clínico geral
  • Urologia
  • Infectologia

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

  • Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
  • Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
  • Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

  • Quando os sintomas apareceram?
  • Os sintomas são frequentes ou ocasionais?
  • Você manteve relações sexuais desprotegidas recentemente?
  • Qual a intensidade dos sintomas?
  • Você teve febre recentemente?

Diagnóstico de Uretrite

Na consulta com um médico, para realizar um diagnóstico exato, ele poderá fazer um exame físico e, em seguida, lhe fazer uma série de questionamentos a respeito de seu histórico clínico.

Quando há dor ao urinar, isso costuma ser sinal de infecção. No entanto, alguns testes podem ser feitos para confirmar o diagnóstico por uretrite. Por exemplo:

  • Exames de urina para detectar gonorreia, clamídia ou outras DSTs
  • Análise de uma amostra de secreção retirada da uretra

Exames de sangue geralmente não são necessários para o diagnóstico de uretrite, mas sim caso o médico considere necessário realiza-los para eliminar possíveis outras causas envolvidas ou não com os sintomas.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Uretrite

O tratamento para uretrite depende única e exclusivamente da causa exata. No caso de infecção viral, o médico prescreverá medicamentos antivirais e, no caso de infecção bacteriana, o uso de antibióticos será recomendado.

Para garantir que a uretrite não se repetirá e, principalmente, que seu parceiro ou parceira também não desenvolva a infecção, é importante que ele ou ela também realizem os exames, mesmo que não haja sintomas.

Medicamentos para Uretrite

Os medicamentos mais usados para o tratamento de uretrite são:

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Convivendo (prognóstico)

Convivendo/ Prognóstico

Durante o tratamento, o paciente diagnosticado com uretrite pode, ainda, fazer uso de analgésicos para aliviar a dor.

Mesmo assim, pessoas com uretrite devem evitar manter relações sexuais – ou então fazer uso irrestrito de preservativos.

Complicações possíveis

Homens com uretrite podem desenvolver infecção da bexiga (cistite), epididimite, infecção dos testículos (orquite) e infecção da próstata (prostatite).

Após uma infecção grave, a uretra pode ficar com cicatriz e, portanto, sofrer um estreitamento (estreitamento da uretra).

Já as mulheres que tiverem a doença podem acabar desenvolvendo as seguintes complicações: cistite, cervicite (uma irritação no colo do útero), além de doença inflamatória pélvica.

Expectativas

Com o diagnóstico e tratamento corretos, a uretrite geralmente desaparece sem nenhuma complicação. Contudo, a infecção pode levar a um dano permanente na uretra, como no caso de surgimento de cicatriz nessa região, e outros órgãos urinários tanto nos homens como nas mulheres.

Prevenção

Prevenção

Algumas causas de uretrite podem ser evitadas por meio de boa higiene pessoal e práticas sexuais seguras.

Fontes e referências

  • Universidade de Centro Médico de Maryland
  • Clínica Mayo
  • Manual Merk
  • NHS Choices