Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Se você quer ganhar massa muscular nas suas pernas, os afundos estáticos são uma ótima maneira de fortalecer seus quadríceps e aumentar a estabilidade. Mas sabia que simplesmente adicionar um elástico pode multiplicar a eficácia do exercício?
Essa técnica simples pode mudar completamente a estimulação que seus músculos recebem, aumentando significativamente a ativação e alcançando melhores resultados em menos tempo.
Leia também: 3 posturas de yoga para começar a praticar em casa hoje mesmo
Uma variação das investidas estáticas para dar mais estímulo aos seus quadríceps
Afundos são um dos grupos básicos de exercícios para treinar a parte inferior do corpo. A diferença entre uma estocada e um agachamento é que a primeira é feita unilateralmente e o último com as duas pernas ao mesmo tempo.
As investidas também são frequentemente confundidas com o agachamento búlgaro, mas a principal diferença é que nas investidas colocamos os pés no chão, enquanto no agachamento búlgaro levantamos uma perna, permitindo que mais carga recaia sobre aquela que atua sobre ela.
Por sua vez, as passadas podem ser estáticas, com ambos os pés apoiados no chão o tempo todo, ou dinâmicas, onde damos um passo para frente ou para trás, ou podem até ser feitas caminhando no chão. Após diferenciar todos eles, vamos nos concentrar em como fazer investidas estáticas para que seus quadríceps sejam muito mais ativados.
Afundos estáticos com resistência de faixa elástica
Álvaro Guzmán é um treinador especializado em biomecânica. Em uma de suas postagens, ele discute uma maneira de realizar investidas estáticas em que o estímulo é muito mais interessante do que se fizéssemos normalmente.
É bem provável que você não tenha a cunha para sua perna, não importa porque esse não é o detalhe principal a se focar. Embora seja verdade que a cunha fará com que você se concentre mais no quadríceps devido à maneira como aplicamos a força, não é comum encontrar esse tipo de equipamento em academias, então pode deixá-lo de lado.
O que nos interessa é o elástico ao redor do joelho. A função dessa faixa elástica é fornecer resistência à medida que o joelho se estica. Nosso joelho se move para frente e para trás em um passo, enquanto nosso corpo desce e sobe.
A maneira como o elástico funciona é aplicar mais tensão à medida que se estica, então, quanto mais alto estivermos e mais esticado estiver o joelho, mais tensão o elástico exercerá. É assim que você introduz um novo vetor de força em suas investidas estáticas. Você também pode fazer isso com agachamentos búlgaros, pois a operação é a mesma.
Leia também: Dieta para ganhar massa muscular: como fazer e o que evitar