Quando a temperatura aumenta, as saladas ficam cada vez mais presentes na nossa alimentação diária. Por isso, o MinhaVida conta para você o que acontece com seu corpo quando você come salada de maionese, uma das mais populares entre os brasileiros.
Leia também: Maionese proteica sem óleo
Os componentes da salada de maionese
Embora quando falamos de salada sempre pensamos nela como um prato saudável, algumas opções não são; em vez disso, elas podem estar carregadas de ingredientes processados e de baixo valor nutricional.
Nesse sentido, é importante saber o que contém uma salada maionese e, embora existam tantas variantes quantos cozinheiros, a realidade é que seus principais ingredientes são batatas, ovos, cenouras e maionese.
Em alguns casos, podemos encontrar saladas de maionese que acrescentam picles, ervilhas e atum, o que aumenta o teor de proteína do prato, bem como seu poder saciante.
Entretanto, em uma salada de maionese tradicional não podemos ignorar o alto teor de maionese incluída, que oferece uma grande proporção de gordura e, às vezes, sódio e açúcares adicionados se usarmos um molho de maionese comercial.
O que acontece com seu corpo quando você come salada de maionese
À primeira vista, podemos pensar que a salada de maionese, feita com batatas cozidas e resfriadas e outros vegetais, bem como ovos — fontes de proteína de qualidade — é uma alternativa altamente benéfica e recomendável à nossa dieta regular.
Porém, se incluirmos uma grande quantidade de maionese, chegando a 100 gramas por batata utilizada ou, o que dá no mesmo, 50 gramas por porção, estamos diante de um excesso de gordura e sódio que pode desequilibrar nossa alimentação.
Por outro lado, se essa grande quantidade de maionese for combinada com batatas muito cozidas ou processadas e poucos ingredientes ricos em fibras e proteínas, podemos não nos sentir saciados e, pelo contrário, sofrer as consequências do efeito viciante que a combinação de amido, sal e gordura pode ter em nosso corpo.
Por isso, para aproveitar ao máximo a salada de maionese, recomendamos reduzir a quantidade de maionese e usar molho caseiro sempre que possível. Você também pode substituir a maionese por queijo cottage desnatado misturado com um pouco de mostarda, limão e azeite extravirgem; assim, você obterá mais proteína, menos gordura e, portanto, um efeito mais saciante da sua salada.
Leia também: Sanduíche de ovo cozido com maionese de linhaça