Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iCom o passar dos anos, perdemos massa muscular — e uma das regiões onde isso fica mais evidente é a dos braços, já que a pele nessa área tende a ficar flácida. Isso acontece porque, a cada década após os 40 anos, podemos perder até 8% da nossa massa muscular. Além disso, o corpo reduz gradualmente a produção de colágeno.
O resultado dessa combinação é a perda de firmeza da pele nos braços, que, com o tempo, tende a ficar cada vez mais flácida e com menos tônus.
Quais exercícios fazer para fortalecer os braços depois dos 50 anos?
Felizmente, a atividade física é uma grande aliada na luta contra as chamadas “asas de morcego”. O treino de força ajuda tanto a aumentar a massa muscular quanto a tonificar os braços. Quanto maior o volume de músculos, menor tende a ser o percentual de gordura corporal. Mas, para alcançar esse objetivo, é importante incluir exercícios específicos para tríceps e bíceps.
1. O exercício ideal para fortalecer os braços
Os mergulhos (ou dips) não são dos mais fáceis nem dos mais agradáveis de fazer, mas os resultados compensam. Para realizá-los, apoie as duas mãos em um banco, com os dedos voltados para trás. Os braços ficam posicionados atrás do corpo, com os cotovelos ligeiramente voltados para dentro.
O movimento consiste em descer o quadril em direção ao chão, mantendo as costas retas — sem encostar o corpo no chão — e, em seguida, empurrar-se para cima novamente, sem estender totalmente os cotovelos. Repita o movimento. Para quem está começando, o ideal é manter as pernas dobradas para facilitar a execução.
2. O exercício indicado para tonificar os braços
Esse é um clássico dos treinos para a parte superior do corpo: a flexão fechada. Basta posicionar as mãos no chão, abaixo dos ombros, com as pernas totalmente estendidas. A partir dessa posição, dobre os cotovelos e abaixe lentamente o corpo em direção ao chão. É importante manter os cotovelos próximos ao corpo durante o movimento. Ao chegar ao ponto mais baixo, empurre e volte à posição inicial. Para iniciantes, a dica é fazer a flexão com os joelhos apoiados no chão.
3. O exercício para combater a flacidez nos braços
Neste exercício, chamado de tríceps kickback, você trabalha diretamente a parte superior dos braços, onde a flacidez costuma se acumular. Com o tronco levemente inclinado e um haltere em uma das mãos, estenda o braço para trás, mantendo o cotovelo fixo e próximo ao corpo. Expire durante cada movimento. Após duas séries de 15 repetições, troque de braço e repita.
Leia também: Para maiores de 50 anos: esses 6 exercícios têm o poder de fazer seu joelho ficar como novo