
É bacharel em Nutrição com especialização em Nutrição Clínica e Coach em Mindfulness para Nutrição (Nutrição Comportamen...
i
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Você ficou sem feijão e esqueceu de deixar os grãos de molho antes de cozinhar. A pergunta que fica é: e agora, o que fazer? Esse hábito simples, recomendado há gerações, não é só coisa de vó — tem base científica. Deixar o feijão de molho ajuda a reduzir substâncias que podem causar gases e dificultar a digestão, como os oligossacarídeos.
Mas se, por alguma razão, você não conseguiu fazer esse preparo antes do cozimento, calma: nem tudo está perdido. Conversamos com nutricionistas e reunimos três truques infalíveis para driblar esse contratempo e garantir que o feijão não pese no estômago.
3 truques para evitar gases e má digestão do feijão
Se você esqueceu de colocar o feijão de molho, tudo bem — ainda dá para salvar a receita (e o seu intestino) com alguns truques simples, aprovados por nutricionistas. Segundo a especialista Lisie Maria, em um vídeo na sua conta do Instagram, existem três etapas que ajudam a reduzir significativamente a formação de gases e a melhorar a digestão do feijão.
1. Ferva o feijão
“A primeira coisa que a gente vai fazer é ferver o feijão e, logo em seguida, descartar essa água que foi usada na fervura”, orienta Lisie. Esse processo ajuda a eliminar parte das substâncias que causam desconforto intestinal, como os oligossacarídeos.
2. Coloque vinagre ou limão
Na segunda etapa, é hora de adicionar um ingrediente ácido durante o cozimento: “Você vai usar vinagre ou limão enquanto estiver cozinhando o feijão”, ensina a nutricionista. O pH mais ácido contribui para quebrar os componentes que dificultam a digestão.
3. Adicione uma folha de louro
E para finalizar, a terceira dica é um clássico da culinária brasileira: “Uma folhinha de louro”, recomenda Lisie. Além de dar sabor, o louro tem propriedades digestivas que ajudam a deixar o feijão mais leve.
Se você ainda não adiciona folhas de louro na hora de cozinhar o feijão, saiba que esse hábito vai muito além do sabor. Essa erva é rica em propriedades digestivas que podem fazer toda a diferença na sua alimentação, ajudando a reduzir gases, inchaço e até cólicas intestinais.
De acordo com a nutricionista Elaine Rosa, em um artigo anterior do MinhaVida “o louro possui ação anti-inflamatória e antiespasmódica, ajudando a diminuir os gases devido às suas propriedades carminativas, que reduzem a formação de flatulência.”
Além de ser um aliado do sistema digestivo, o louro também é fonte de vitaminas e minerais essenciais, como cálcio, magnésio, ferro e zinco, contribuindo para a saúde do organismo como um todo. “Essa propriedade estimula a produção de enzimas digestivas, facilitando a quebra dos alimentos e, com isso, melhora a digestão, reduzindo estufamento e cólicas intestinais”, explica a especialista.
Para aproveitar todos esses benefícios, a dica da nutricionista é simples: use de duas a três folhas grandes de louro para cada 500g de feijão ou outro grão. Adicione as folhas durante o cozimento para que suas substâncias sejam liberadas e absorvidas pelo alimento. Assim, além de um feijão mais saboroso, você garante uma digestão muito mais leve.
Leia também: Pouca gente sabe, mas colocar esse tempero em pó na água do feijão pode melhorar a digestão e evitar gases