PUBLICIDADE

12 benefícios dos probióticos para a saúde dos idosos

Eles auxiliam no equilíbrio da flora intestinal e combatem bactérias causadoras de doenças. Veja os benefícios

Descubra o poder de um sorriso.
Participe da newsletter

Preencha os campos* abaixo.
X

*Ao concluir, você concorda com a nossa Política de Privacidade e aceita receber novidades do Minha Vida e seus parceiros.

Cadastro efetuado com sucesso!

O que são probióticos?

Probióticos são micro-organismos vivos repositores das bactérias intestinais benéficas que reduzem o número de bactérias causadoras de doenças. Eles atuam ajustando os imunomoduladores (nutrientes que atuam diretamente no sistema imunológico e fortalecem suas defesas e funcionamento) e a resposta inflamatória.

Ou seja, quando os probióticos são administrados em doses adequadas, têm um papel muito importante no equilíbrio da microbiota intestinal, auxiliando na digestão, na absorção de nutrientes e fortalecendo o sistema imunológico.

Por que probióticos são benéficos para a saúde dos idosos?

Fabíola Crescentini, geriatra da Home Doctor, explica que "os idosos têm alterações na motilidade intestinal, ocasionando uma hiperproliferação bacteriana e facilitando o surgimento de doenças do trato gastrointestinal". Além disso, os indivíduos desta faixa etária apresentam um declínio natural de diversas funções do sistema digestivo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Segundo a nutricionista Renata Giudice, problemas comuns entre os idosos e que afetam a saúde do intestino e do trato digestivo são: dificuldade em mastigar alimentos pelo uso de prótese dentária, redução da produção de ácido no estômago, hérnia de hiato, intolerâncias alimentares, uso excessivo de medicamentos e optar por alimentos ultraprocessados como pães macios, açúcares e doces, ao invés de carnes e vegetais, fontes de micronutrientes essenciais e fibras

Foto:  Westend61
Foto: Westend61

Estes fatores levam à disbiose intestinal, um desequilíbrio da flora bacteriana do intestino causado pela diminuição do número de bactérias boas do intestino e aumento das bactérias causadoras de doenças - o que resulta na redução da capacidade de absorção de nutrientes e, consequentemente, na carência de vitaminas.

Assim, os probióticos têm um papel importante na hora de promover o bem-estar geral dos idosos. Aqui vão os benefícios da integração dos probióticos na rotina dos idosos!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Benefícios dos probióticos para a saúde dos idosos

Como consumir probióticos?

Segundo o médico clínico geral, Roberto Debski, a saúde do idoso melhora com utilização dos probióticos apenas quando eles são necessários. Ou seja, o mais importante é fazer uma avaliação personalizada para uma dieta apropriada e dosagem prescrita para probióticos administrados em cápsulas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Esses micro-organismos vivos também podem ser adquiridos por meio de alimentos como o kefir, iogurtes com probióticos - desde que não tenham nenhum tipo de açúcar na composição -, alimentos ricos em fibras e oleaginosas.

Pessoas com doenças inflamatórias intestinais, diarreia ou outras patologias intestinais não devem fazer uso deste produto funcional sem supervisão.