

Formada em Jornalismo pela USP e pós-graduanda pela FESPSP. Tento transformar o seu dia a dia com informações de impacto e personagens inspiradores.
iO que é Colite?
A colite é uma inflamação do cólon (intestino grosso). O termo também é usado para designar outros problemas do trato intestinal, como diarreia e infecções intestinais.
Quando acometido pela colite, o intestino grosso perde a capacidade de absorção de nutrientes. A doença pode ser tanto aguda quanto crônica, dependendo de sua gravidade.
Causas
Múltiplas razões podem levar uma pessoa a desenvolver um quadro de colite. Veja alguns exemplos:
- Infecções agudas e crônicas, incluindo intoxicação alimentar
- Distúrbios inflamatórios (principalmente nos casos de colite ulcerativa, Doença de Crohn, colite linfocítica e colagenosa)
- Ação do próprio sistema imunológico (doença autoimune)
- Síndrome do intestino irritável
- Ausência de fluxo sanguíneo (no caso da colite isquêmica)
- Radiação passada para o intestino grosso.
Tipos
Existem diversos tipos de colite e, em alguns casos, a inflamação pode receber outros nomes.
Confira os principais tipos de colite e as nomenclaturas:
Colite ulcerativa
Este tipo de colite afeta a parte mais superficial do cólon e é caracterizada pela diarreia constante, geralmente acompanhada de sangue.
Colite isquêmica
Trata-se de uma colite causada por falta de circulação no intestino. Essa ausência de circulação sanguínea forma algumas úlceras, levando a um quadro inflamatório.
Colite infecciosa
A colite infecciosa pode ser causada por bactéria ou por vírus. Geralmente, o contágio se dá pelo consumo de alimento contaminado ou por uma infecção viral - nesse caso, a transmissão acontece como em quadros de gripe, adenovírus, rotavírus e demais viroses.
Enterocolite
A Enterocolite é um tipo de colite que pode ser provocado tanto por infecção bacteriana ou viral quanto por medicamentos e intoxicação alimentar.
Colite pseudomembranosa
A colite pseudomembranosa é uma inflamação do cólon que acontece quando, em determinadas circunstâncias, uma bactéria chamada Clostridium difficile lesiona o intestino grosso por meio de sua toxina, levando à diarreia e ao surgimento de placas esbranquiçadas no interior do cólon.
Colite por medicamento
São as inflamações causadas pelo uso de remédios. Os medicamentos que mais costumam provocar esse tipo de colite são os anti-inflamatórios, que podem dar úlceras no intestino.
Colite por radioterapia
Ocorre em pessoas que fazem ou fizeram radioterapia para o tratamento de câncer de útero. Nesse caso, a radiação ultrapassa o órgão e atinge o intestino - causando a colite actínica, que é por radioterapia.
Diverticulite
A diverticulite, inflamação na parede interna do intestino (divertículos), também pode ser um tipo de colite. Neste caso, a inflamação da colite pode segmentar-se nos divertículos.
Colites idiopáticas (autoimunes)
Entram aqui os casos de retocolite ulcerativa e a Doença de Crohn, enfermidades em que a pessoa desenvolve anticorpos que se voltam contra o próprio organismo e isso resulta em uma inflamação do intestino.
Na Doença de Crohn, as regiões afetadas pela inflamação são, predominantemente, a parte inferior do intestino delgado e o intestino grosso (cólon).
Sintomas
Os sintomas de colite também costumam variar de acordo com o tipo da doença. No geral, os mais comuns são:
- Dilatação abdominal
- Dor abdominal constante ou recorrente
- Fezes com sangue
- Calafrios
- Necessidade constante de evacuar
- Desidratação
- Diarreia
- Febre
- Aumento na flatulência.
Para estabelecer qual é o tipo de colite do paciente, um dos aspectos analisados é o histórico dos sintomas apresentados.
As colites autoimunes costumam apresentar sintomas, como diarreia e sangue nas fezes, por semanas, meses e até anos.
As infecciosas têm sintomas agudos, semelhantes à gripe, como nariz escorrendo e febre. A colite pseudomembranosa costuma ter o histórico de uso de antibiótico.
Diagnóstico
O diagnóstico de colite geralmente começa com um exame físico e o questionamento sobre o histórico médico do paciente.
Em seguida, o médico poderá solicitar exames de sangue, de urina e de fezes para checar quaisquer anormalidades.
Depois, o paciente talvez também tenha de realizar exames de imagem, como colonoscopia e tomografia computadorizada, que ajudarão o especialista a identificar possíveis inflamações no cólon.
Na consulta médica
No consultório médico, descreva detalhadamente todos os sintomas e procure tirar todas as dúvidas. O médico também deverá lhe fazer algumas perguntas, tais como:
- Quando os sintomas começaram?
- Os sintomas são ocasionais, frequentes ou recorrentes?
- Você comeu alguma coisa que pudesse estar estragada ou contaminada?
- Você já foi diagnosticado com alguma inflamação no intestino grosso ou em qualquer outro órgão de seu trato gastrointestinal?
- Você sente necessidade constante de evacuar?
- Em que partes do corpo você sente as dores?
- Qual a intensidade das dores?
- Você fuma ou bebe com frequência?
- Como é sua alimentação? Você fez algum tipo de dieta para emagrecer?
Buscando ajuda médica
Entre em contato com um médico você apresentar sintomas relacionados a uma possível colite. Fique atento aos seguintes:
- Dor abdominal que não desaparece e é intensa
- Fezes com sangue ou fezes escurecidas
- Diarreia e vômito que não param
- Abdômen dilatado (distendido).
Se apresentar os sintomas acima e eles começarem a atrapalhar seu dia a dia, consulte um gastroenterologista, que é especialista no trato gastrointestinal.
Tratamento
O tratamento de colite depende muito da causa subjacente. No caso de uma diarreia aguda, provocada por um vírus, a indicação é hidratação, dieta leve e repouso. Geralmente, em alguns dias o problema se resolve sozinho.
Antibióticos específicos são usados para quadros bacterianos, e casos da doença de Crohn e retocolite também são tratados com medicamentos especiais.
Além do uso de medicações, a hidratação para repor o líquido perdido com a diarreia, seguir uma dieta que evite fibras e tenha baixa ingestão de proteínas e outros cuidados com alimentação, de acordo com a indicação do médico, são indicadas para o tratamento.
Cirurgia de colite
A cirurgia só é indicada para quadro de colite muito graves, normalmente as autoimunes e sem a indicação de tratamento clínico. Não é usual a recomendação de cirurgia como primeira opção.
Medicamentos
Os medicamentos mais usados para o tratamento de colite são:
- Digestil (comprimidos)
Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.
Tem cura?
As colites agudas (bacteriana, pseudomembranosa e viral) têm cura. Já os quadros autoimunes, inflamatórias (Crohn e retocolite ulcerativa) não têm cura - mas são possíveis de serem controlados. Para isso, são indicados medicamentos e até mesmo cirurgia para o paciente ter vida normal.
Prevenção
A prevenção também depende da causa específica da colite. Em geral, boa alimentação, hábitos de higiene (lavar as mãos e alimentos), evitar contato com pessoas infectadas, e cuidados no uso de antibiótico e anti-inflamatório são alguns métodos que ajudam a prevenir doenças gastrointestinais.
Entretanto, não há como prevenir as colites crônicas, já que são quadros ligados à genética do paciente.O que é possível é o tratamento e controle da doença.
Convivendo (Prognóstico)
Algumas medidas caseiras, no entanto, podem ser adotadas para ajudar no tratamento e na recuperação de casos de colite.
Entre elas estão a adoção de um estilo de vida saudável, voltado especialmente para a alimentação regrada e hidratação. É recomendado evitar o tabagismo e o consumo de bebida alcoólica em excesso. Procure manter um peso saudável também.
Complicações possíveis
Se não for tratada, a colite pode evoluir para complicações de saúde mais graves, envolvendo sempre quadros de infecção e podendo chegar a um caso de sepse.
Algumas complicações decorrentes de colite incluem:
- Sangramento
- Perfuração no cólon
- Megacólon tóxico
- Lesão (ulceração)
- Alterações no funcionamento do intestino
- Estenose (estreitamento do intestino)
- Câncer do intestino