Carregue na sua bolsa de praia um arsenal de proteção à pele

Veja a lista de tudo o que não pode faltar nos dias de calor e diversão

Alguns itens podem deixar a sua pele ainda mais protegida durante o verão. São acessórios que não podem faltar na sua bolsa de praia, garantindo praticidade e higiene enquanto você se diverte.

Tudo começa pela própria bolsa em si. A versão em palha, por exemplo, pode juntar muitas bactérias e ainda ficar com um cheiro nada agradável com o passar dos dias. Além disso, os grãos de areia acumulam-se nas frestas entre uma trama e outra e suas coisas acabam sujas.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As bolsas de pano são bem práticas, mas podem ficar mais pesadas quando molhadas. O ideal mesmo é adquirir bolsas próprias para a praia, em material impermeável.

Depois de escolher a bolsa ideal, basta conferir os objetos que não podem faltar dentro dela. O Minha Vida conversou com o dermatologista clínico Fernando Bezerra, que deu todas as dicas para sua pele ficam em dia no verão.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Chinelos - Foto Getty Images
Chinelos - Foto Getty Images

Chinelo

De acordo com o dermatologista clínico Fernando Bezerra, a pele da sola dos pés é uma das mais sensíveis do corpo humano, por isso é preciso protegê-la sempre.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"A areia quente pode causar queimaduras, rachaduras e problemas de pele, como micoses e alergias. Por isso, o uso de chinelo é essencial quando estamos na praia", diz Fernando.

O uso deste acessório também protege contra objetos cortantes que possam estar na areia.

Camiseta (com manga curta)

Quem corre ou anda no sol sabe bem como uma camiseta protege dos raios solares, deixando inclusive uma marca inconveniente.

Contudo, se bem usada, essa peça de roupa se torna uma potente barreira anti-radiação solar. O ideal é associar seu uso à proteção de uma barraca ou guarda-sol.

Chapéu - Foto Getty Images
Chapéu - Foto Getty Images

Chapéu de aba larga ou boné

Os chapéus e bonés de abas servem como barreira contra os raios solares no rosto, nas orelhas e nos ombros, locais que costumam sofrer com o excesso de sol.

Evite os modelos sintéticos, que prejudicam a transpiração. Também não use chapéu em cima dos cabelos molhados para evitar formação de seborréia e queda dos fios. Seu uso não dispensa a aplicação de filtro solar.

Óculos escuros e lentes de contato

Nossos olhos são extremamente sensíveis à radiação e sofrem quando expostos ao sol diretamente. Sendo assim, é fundamental reforçar a atenção dessa área.

As lentes de contato com proteção UV são um opção segura nesse sentido, pois protegem principalmente os olhos e as córneas, mais afetadas pelos raios solares. Mas para garantir o reforço completo é fundamental não abandonar os óculos escuros, que também devem ter ação UVA e UVB.

Além disso, nunca olhe direto para sol, nem mesmo com óculos. E lembre-se de escolher os modelos que cubram, inclusive, as laterais do rosto.

Protetor Solar - Foto Getty Images
Protetor Solar - Foto Getty Images

Barraca ou guarda-sol

Quem não quer usar camiseta, boné ou chapéu, não pode abrir mão da barraca ou do guarda-sol.

Além de ser uma barreira que minimiza os efeitos do sol, também protege quando está muito calor.

Protetor Solar

O excesso de sol pode provocar queimaduras, desconforto e doenças, como câncer de pele.

Além disso, uma grave conseqüência é o envelhecimento precoce da derme, camada mais superficial da pele, que sofre diretamente com a falta de cuidado.

Por isso o uso de protetor solar é mais do que essencial, principalmente quando estamos na praia.

Protetor labial

A pele dos lábios é extremamente sensível, por isso o protetor labial é uma poderosa arma para evitar queimaduras, descamação e rachaduras na boca.

Pode ser usada no dia-a-dia, mesmo por cima do batom, afinal, proteção nunca é demais.

Canga

Assim como os outros métodos de barreira, evita que o corpo fique diretamente exposto ao sol e à areia, que normalmente tem contaminação.

Se preferir se bronzear em uma cadeira de praia, sem problemas, mas coloque a canga abaixo dos pés para protegê-los.

Chinelos - Foto Getty Images
Chinelos - Foto Getty Images

Chinelos

Chapéu - Foto Getty Images
Chapéu - Foto Getty Images

Chapéu

Protetor Solar - Foto Getty Images
Protetor Solar - Foto Getty Images

Protetor Solar