PUBLICIDADE

Computadores detectam problemas oculares relacionados ao diabetes

Mais eficientes, eles conseguem mapear a retina do paciente

Segundo um estudo da Universidade de Iowa, 60% dos pacientes com diabetes não fazem nenhum exame oftalmológico anual para detectar possíveis problemas.

Apesar de estarem mais propensos a cegueira e outras doenças que atingem a visão, quase metade dos cerca de 23 milhões de americanos com diabetes não faz nenhum exame oftalmológico.

O resultado da pesquisa foi obtido após a avaliação de 16.670 pessoas com diabetes através de um programa de computador, conhecido como EyeCheck, que rastreia a retina do paciente diabético, através dos flashs de uma máquina fotográfica digital durante uma sessão de fotografia.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

As imagens são então transferidas para os computadores, que detectam automaticamente pequenas hemorragias (sangramento interno) e sinais de fluidos que sinalizam os primeiros danos causados pelo diabetes nas pacientes. A equipe de cientistas afirma que o computador é a tecnologia mais eficiente já implantada no tratamento de visão.

Segundo a avaliação feita pelo computador, em um grupo de 100 pacientes com diabetes, 10 pessoas teriam provavelmente problemas oculares relacionadas à doença. Destas, apenas uma teria procurado voluntariamente um médico para fazer exames.

Os cientistas explicam que um computador por si só nunca substituirá o trabalho dos médicos, mas pode ser um grande aliado tanto no que diz respeito ao tempo do exame quanto a eficiência e exatidão dos resultados e confirmam os números apontados pelo programa.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)