Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF//MG) em 2002. Residência Médica em Neurologia pela...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Trombose venosa cerebral?
A trombose venosa cerebral (TVC) é uma condição caracterizada pela formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias do cérebro. Essa obstrução das veias cerebrais pode causar a diminuição do fluxo sanguíneo e o acúmulo de sangue, resultando em complicações graves, como infarto venoso ou hemorragia. Os sintomas mais comuns da condição incluem convulsão, dor de cabeça e alterações neurológicas, como fraqueza muscular e perda da coordenação.
Sintomas
Os principais sintomas trombose venosa cerebral são:
- Dor de cabeça, que pode ser progressiva ou súbita
- Convulsões
- Fraqueza muscular
- Perda da coordenação e equilíbrio
- Dificuldade de falar
- Formigamentos
- Visão dupla
- Dificuldade para enxergar
- Sonolência
- Confusão
Diagnóstico
O diagnóstico da trombose venosa cerebral é feito a partir de exames de imagem, como tomografia computadorizada e ressonância magnética, com a injeção de contraste para ver os seios venosos e as veias do cérebro. Assim, é possível analisar obstruções ou se há coágulos em seu interior. A coleta de líquido da espinha (líquor) e exames de sangue gerais e específicos também ajudarão a encontrar a causa da trombose.
Fatores de risco
A trombose venosa cerebral pode ocorrer em qualquer faixa etária, mas é mais comum em mulheres jovens e em pessoas com certos fatores de risco. Alguns deles incluem:
- Gravidez e puerpério
- Pós-parto
- Distúrbios de coagulação sanguínea
- Trauma craniano
- Ter algum tipo de câncer
- Infecções, como COVID-19
- Desidratação grave
- Anemias
- Uso de pílulas anticoncepcionais
- Enxaqueca com aura
- Doenças imunológicas, como Lúpus, que aumentam a chance de coagulação sanguínea
Tratamento
O tratamento da trombose venosa cerebral é feito a partir do uso de medicamentos anticoagulantes, que, na maioria dos casos, são capazes de dissolver o coágulo e restabelecer o fluxo de sangue pelas veias cerebrais. Outros medicamentos para controlar os sintomas também podem ser prescritos.
Além dos anticoagulantes, o tratamento da TVC também pode envolver o controle de outros fatores de risco subjacentes, como distúrbios de coagulação sanguínea, uso de contraceptivos orais ou tratamento de doenças subjacentes.
Em alguns casos raros, pode ser necessária a realização de um cateterismo para retirar os coágulos sanguíneos de dentro das veias trombosadas ou de uma cirurgia para reduzir a pressão dentro do cérebro. Contudo, o método apresenta riscos maiores à vida do paciente.
Tem cura?
A trombose venosa cerebral tem cura, desde que seja feito o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Com os cuidados necessários, muitos quadros de TVC apresentam um prognóstico favorável e os pacientes se recuperam completamente. No entanto, o tratamento do problema visa principalmente prevenir complicações adicionais e reduzir o risco de recorrência.
Prevenção
A prevenção da trombose venosa cerebral envolve a adoção de alguns hábitos de vida, como:
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
- Não fumar
- Realizar exercícios físicos regularmente
- Evitar o ganho de peso, mantendo uma dieta saudável
- Controle e tratamento dos fatores de risco
Complicações possíveis
O atraso no diagnóstico da trombose venosa cerebral pode levar a complicações graves e irreversíveis, como:
- Edema cerebral
- Hemorragia cerebral
- Infarto venoso, quando parte do tecido cerebral morre
- Morte
Referências
Sociedade Brasileira de AVC