O assunto é delicado e causa constrangimento, e não só pelo incômodo físico que as hemorroidas provocam. É difícil encontrar alguém para falar sobre o problema e muita gente resiste até em buscar ajuda médica por causa da vergonha. Sangramento anal, formação de feridas, coceira, ardência, umidade e presença de muco anal são alguns dos sintomas mais comuns e que exigem cuidados ? todos eles, em menor ou maior grau, são resultado da dilatação das veias localizadas no ânus.
"A doença hemorroidária, como chama os especialistas, pode ser interna, externa ou mista", diz o coloproctologista Carlos Sobrado, do Hospital 9 de Julho. As hemorroidas mais comuns são internas, ou seja, sem a exteriorização do reto (parte final do intestino) e podem ser classificadas em quatro graus, de acordo com o tipo de sangramento e de prolapso (deslocamento do reto em direção ao ânus):
Primeiro grau: sangramento anal sem prolapso
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Segundo grau: sangramento e prolapso durante o esforço para eliminação das fezes. Após a evacuação, o reto volta espontaneamente para o interior do canal anal.
Terceiro grau: sangramento e prolapso, sendo que o intestino depende de esforço manual para retornar à posição de origem.
Quarto grau: sangramento e prolapso permanentemente exteriorizado.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Mas, independentemente do grau, existem diversas medidas preventivas e muitos mitos associados ao aparecimento da hemorroida. Será que você sabe se cuidar? Faça o quiz e descubra.