Hérnia de hiato

Visão Geral

O que é Hérnia de hiato?

A hérnia de hiato é uma doença em que uma parte do estômago se projeta para dentro do tórax através de uma abertura no diafragma. O diafragma é a camada de músculo que separa o tórax do abdomên. Esse músculo é utilizado na respiração.

Causas

A causa é desconhecida, mas a hérnia de hiato pode ser o resultado de uma fraqueza do tecido de apoio. Idade avançada, obesidade e fumo são fatores de risco conhecidos em adultos.

Crianças com essa hérnia de hiato geralmente nasceram com ela (congênita). Frequentemente, ela é associada ao refluxo gastroesofágico em bebês.

As hérnias de hiato são muito comuns, principalmente em pessoas acima dos 50 anos. Essa condição pode causar refluxo de ácido gástrico do estômago para o esôfago.

Exames

Os exames indicados para o diagnóstico da hérnia de hiato são: -Radiografia com ingestão de bário;Esofagogastroduodenoscopia (EGD);

Sintomas

Sintomas de Hérnia de hiato

Alguns sintoma da hérnia de hiato são: -Dor no peito;Azia, que piora quando a pessoa se curva para a frente ou quando ela se deita;Dificuldade de engolir;

A hérnia de hiato por si só raramente causa sintomas. A dor e o desconforto são normalmente causados pelo refluxo de ácido gástrico, ar ou bile. O refluxo ocorre mais facilmente quando a pessoa tem a hérnia de hiato, embora essa não seja a única causa do refluxo.

Buscando ajuda médica

Procure um médico se os sintomas da hérnia de hiato indicarem o possível desenvolvimento de uma hérnia.

Procure um médico se você tiver uma hérnia de hiato e os sintomas se agravarem ou não desaparecerem com o tratamento, ou se surgirem novos sintomas.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Hérnia de hiato

Os objetivos do tratamento da hérnia de hiato são o alívio dos sintomas e a prevenção de complicações da hérnia de hiato.

A redução do refluxo de conteúdo estomacal para o esôfago (refluxo gastroesofágico) aliviará a dor. Podem ser prescritos medicamentos que neutralizem a acidez estomacal, diminuam a produção de ácido ou fortaleçam o esfíncter esofágico inferior (o músculo que impede o ácido de retornar pelo esôfago).

Outras medidas para reduzir os sintomas da hérnia de hiato incluem:

  • Evitar refeições fartas ou pesadas
  • Não se deitar ou se curvar imediatamente após uma refeição
  • Perder peso e não fumar

Se essas medidas não funcionarem para controlar os sintomas da hérnia de hiato ou se surgirem complicações, talvez seja necessário realizar um reparo cirúrgico da hérnia.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

A maioria dos sintomas da hérnia de hiato é aliviada com tratamento.

Complicações possíveis

  • Aspiração pulmonar
  • Sangramento lento e anemia devido à deficiência de ferro (causado por uma hérnia grande)
  • Estrangulamento (obstrução) da hérnia

Prevenção

Prevenção

O controle dos fatores de risco, como obesidade, pode ajudar a prevenir a hérnia de hiato.

Fontes e referências

  • Orlando RC. Diseases of the esophagus. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 140.?
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não