
Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), atua em emagrecimento, saúde e bem-est...
i
Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.

É provável que muita gente já sabe que ter uma alimentação balanceada, com uma boa variedade de nutrientes, é uma das principais chaves para manter o corpo em forma e a saúde física em dia. Mas o que, talvez, alguns desconhecem, é que a alimentação também desempenha um papel importante no bem-estar mental.
Ao MinhaVida, Letícia Carbinatti, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica como a comida pode afetar positivamente o nosso humor.
“Dietas ricas em polifenois, gorduras poli-insaturadas e vitaminas estão associadas a efeitos positivos na saúde mental, incluindo melhorias no humor, redução do estresse, diminuição da neuroinflamação e menor risco de declínio cognitivo, especialmente em idosos”.
Leia também: 14 frutas que devem (ou não) ir para a geladeira
Alimentos que afetam negativamente o bem-estar mental
Embora seja essencial para a manutenção e melhoria da saúde mental, a alimentação também pode influenciar o humor e o bem-estar de forma negativa. Isso vai depender, é claro, do tipo de alimento ingerido.
Conforme a especialista, uma alimentação rica em gorduras e açúcares, por exemplo, está relacionada a um maior risco de transtornos como TDAH, depressão e ansiedade. Ela destaca, ainda, que o problema não está apenas nos excessos, mas também na falta, como deficiências nutricionais.
“Deficiências em ácidos graxos ômega-3, vitaminas do complexo B, vitamina D, magnésio e zinco têm sido associadas a transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Esses nutrientes são fundamentais para a produção e regulação de neurotransmissores, substâncias responsáveis pela comunicação entre neurônios, que controlam o humor e as emoções”.
Leia também: Nem ameixa, nem mamão: essa fruta barata é a melhor opção para quem precisa soltar o intestino
A fruta que ajuda a melhorar o humor
Quando se trata de alimentos que influenciam no bem-estar, não há como não falar da fruta que, além de gostosa, prática e barata, ajuda a melhorar o humor quase que instantaneamente; a banana.
A nutricionista conta que a fruta possui essa capacidade por ser rica em triptofano, um aminoácido que participada da formação de serotonina — conhecida como “hormônio da felicidade”.
“Além disso, a banana contém vitamina B6, que auxilia na síntese de neurotransmissores relacionados ao bem-estar, e magnésio, que ajuda a reduzir a ansiedade e melhorar o ânimo”.
Outros benefícios da banana
Como se não bastasse a ajuda com a melhora do humor, a banana oferece outros benefícios incríveis à saúde. Entre os principais, Letícia cita três:
1 - Saúde Cardiovascular
“Bananas são ricas em potássio e magnésio, minerais essenciais para a saúde do coração. O potássio ajuda a regular a pressão arterial, enquanto o magnésio contribui para a função cardíaca. Estudos indicam que o aumento da ingestão desses minerais está associado a um menor risco de hipertensão e doenças cardíacas”.
2 - Controle de peso
“Por ser rica em fibras e amido resistente, as bananas podem ajudar a promover a saciedade, reduzindo a ingestão calórica total. Isso pode ser benéfico para o controle de peso, porque ela auxilia na redução do apetite e no controle dos níveis de açúcar no sangue”. 
3 - Suporte imunológico
“Bananas contêm vitamina C, um antioxidante que fortalece o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e reduzir a inflamação. Uma ingestão adequada de vitamina C é essencial para a manutenção da saúde imunológica e para a proteção contra doenças comuns”.
Leia também: Você não deve guardar a banana desse jeito; essa especialista explica o porquê