PUBLICIDADE

Você sabe como usar a pílula do dia seguinte?

Descubra quando recorrer a este método de contracepção emergencial

Só quem passou pelo aperto de perceber que o preservativo rompeu ou de encontrar a cartela de anticoncepcional com comprimidos esquecidos após a relação conhece o medo de uma gravidez não planejada. Felizmente, essas e outras situações que poderiam levar à gestação indesejada podem ser revertidas com métodos de contracepção emergencial, como a tradicional pílula do dia seguinte. Segundo a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), ela é uma pílula com alta dose de hormônio, cujas versões mais modernas são compostas apenas pelo hormônio levonogestrel.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Uma pesquisa realizada pela Casa da Adolescente, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aponta que 23% das adolescentes do sexo feminino já usaram a pílula do dia seguinte para evitar gravidez. O levantamento, divulgado dia 12 de junho, contou com 600 entrevistados com idade entre 10 e 15 anos. Os resultados mostram ainda que 75% das meninas e 60% dos meninos já conheciam a utilização do medicamento para impedir uma gestação indesejada.

Vendida sem prescrição médica no Brasil, a pílula do dia seguinte é usada sem orientação, o que, muitas vezes, afeta sua eficácia. Afinal, ela deve ser usada quanto tempo após a relação desprotegida? Quais são seus efeitos colaterais mais comuns? Para esclarecer essas e outras dúvidas, o Minha Vida consultou especialista e montou o teste que você confere a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1/8

Como a pílula age no organismo?

2/8

A pílula do dia seguinte deve ser usada:

3/8

Quanto tempo após a relação desprotegida recomenda-se usar a pílula?

4/8

São efeitos colaterais comuns da pílula:

5/8

É recomendado ingerir a pílula:

6/8

Qual a idade mínima para usar a pílula?

7/8

Existe limite de uso da pílula do dia seguinte?

8/8

O uso de algum outro medicamento pode afetar o efeito da pílula?