Clínico geral e nutrólogo, diretor da clínica Dr. Roberto Navarro. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Após comer certos alimentos, é comum você se sentir estufado, com dores abdominais e com gases. O incômodo é causado pela má digestão, que ocorre quando o organismo não consegue digerir por completo as moléculas dos alimentos. Um dos grupos que mais apresentam este tipo de problema é o dos carboidratos fermentáveis, como feijão, brócolis e batata.
É possível, no entanto, evitar os desconfortos da má digestão sem excluir leguminosas, hortaliças e outros alimentos da dieta — o que poderia acarretar em perdas nutricionais graves.
Leia também: 3 leguminosas ricas em proteína (e a primeira vai te surpreender!)
Quais são os alimentos que possuem carboidratos fermentáveis?
Dentre os alimentos mais ricos em carboidratos fermentáveis, destacam-se:
O nutrólogo Roberto Navarro Sousa Nilo explica que esses alimentos são classificados como carboidratos fermentáveis por produzirem gás. “Quando a comida não é completamente digerida pelo trato gastrointestinal, acabam sobrando moléculas de açúcares que vão para o intestino grosso. Lá, são as bactérias que fazem a digestão. Nesse momento, elas produzem ácidos e gases, que é o fundamento da fermentação. Então, a fermentação é a produção de gases e ácidos pelo metabolismo dos carboidratos.”
Leia também: 30 alimentos que causam gases e como combatê-los
Por que a má digestão acontece?
Para ser absorvido pelo organismo, o alimento precisa passar por quebras. E essa digestão depende da produção de enzimas digestivas, que o próprio corpo precisa se encarregar de produzir. Algumas pessoas têm má digestão de determinados alimentos, por exemplo, porque produzem menos enzimas, e é ela que leva ao aumento da fermentação no intestino, gerando todo o quadro clínico de desconforto e estufamento.
“Existem outros fatores que podem provocar má digestão. Dentre eles, estão os maus hábitos como comer rápido ou falando, alimentar-se sob estresse, deglutindo ar junto com a comida. Os macrobióticos sugerem que a gente mastigue pelo menos 30 vezes antes de engolir, para já facilitar o processo de digestão”, orienta Roberto Navarro.
Saiba mais: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)