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Causas

Sinônimos: Dor - joelho

A dor no joelho é geralmente consequência de:

  • Uso excessivo
  • Preparo físico ruim durante atividade física
  • Não aquecer ou esfriar a articulação
  • Falta de alongamento suficiente

As causas simples de dor no joelho geralmente desaparecem sozinhas com auto-tratamento.Estar com excesso de peso pode trazer maiores riscos de problemas e dor no joelho.A dor no joelho pode ser provocada por:

Adam Bursite pode ser uma das causas de dor no joelho
  • Dor na parte anterior do joelho
  • Artrite - incluindo a artrite reumatoide, osteoartrite e gota
  • Cisto de Baker - uma região inchada na parte posterior do joelho que pode ocorrer com o inchaço (inflamação) provocado por outras causas, como artrite
  • Bursite - inflamação decorrente de pressão contínua no joelho, como ficar ajoelhado por muito tempo, uso excessivo, ou lesão
  • Distúrbios do tecido conjuntivo, como o lúpus
  • Luxação patelar
  • Síndrome da faixa iliotibial - um distúrbio do quadril provocado por lesão na faixa espessa que vai do quadril até a parte externa do joelho
  • Infecção na articulação
  • Lesões no joelho - uma lesão do ligamento cruzado anterior ou uma lesão do ligamento colateral medial pode provocar sangramento dentro do joelho, o que agrava a dor
  • Doença de Osgood-Schlatter
  • Tendinite - dor na parte frontal do joelho que se agrava ao subir e descer escadas ou ao se inclinar
  • Rompimento da cartilagem (rompimento do menisco) - dor sentida na parte interna e externa da articulação do joelho
  • Rompimento do ligamento (rompimento LCA) - provoca dor e instabilidade do joelho
  • Distensão ou entorse - lesões menores nos ligamentos provocadas por torção súbita ou anormal
  • Entre as condições menos comuns que podem provocar dores no joelho estãoos tumores ósseos.

Prevenção

  • Aumente o nível de atividade lentamente com o tempo. Por exemplo, quando voltar a se exercitar, ande em vez de correr.
  • Sempre se aqueça antes de se exercitar e refresque-se após as atividades. Alongue o quadríceps e tendões das pernas.
  • Substitua os calçados com frequência. Peça boas sugestões em relação a calçados adequados à forma e à mecânica do seu pé. Por exemplo, se é acostumado a pisar com a parte de fora do calcanhar e a virar o pé para dentro ao andar (pronato), considere a utilização de calçados antipronação.
Dor nas articulações pode ser amenizada com exercícios físicos
  • Aumente o nível de atividade lentamente com o tempo. Por exemplo, quando voltar a se exercitar, ande em vez de correr.
  • Sempre se aqueça antes de se exercitar e refresque-se após as atividades. Alongue o quadríceps e tendões das pernas.
  • Substitua os calçados com frequência. Peça boas sugestões em relação a calçados adequados à forma e à mecânica do seu pé. Por exemplo, se é acostumado a pisar com a parte de fora do calcanhar e a virar o pé para dentro ao andar (pronato), considere a utilização de calçados antipronação.

Na consulta médica

Seu médico irá realizar um exame físico, com atenção especial aos joelhos, quadril, pernas e outras articulações.

Para ajudar no diagnóstico da causa do problema, o médico fará perguntas relacionadas ao seu histórico médico, como, por exemplo:

  • Quando começou a sentir dor no joelho?
  • Já teve dores no joelho antes? Qual foi a causa?
  • Quanto tempo esse quadro de dor no joelho durou?
  • Sente dores o tempo todo, ou ela vai e volta?
  • Ambos os joelhos estão afetados?
  • A dor é no joelho todo ou em um local, como a patela, o revestimento interno ou externo, ou na região abaixo do joelho?
  • A dor no joelho é intensa?
  • Consegue ficar de pé ou andar?
  • Já sofreu alguma lesão ou acidente que afetou o joelho?
  • Sobrecarregou o joelho? Descreva suas atividades regulares e sua rotina de exercício.
  • Que tipo de tratamento caseiro tentou? Eles ajudaram?
  • Possui outros sintomas, como dor no quadril, dor na parte inferior das pernas ou na panturrilha, inchaço no joelho, inchaço na panturrilha ou na perna, ou febre?

Os seguintes testes podem ser realizados par dor no joelho:

  • Cultura de líquido articular (fluido retirado do joelho e examinado no microscópio)
  • Ressonância magnética do joelho caso houver a suspeita de rompimento do ligamento ou do menisco
  • raio X do joelho

Seu médico poderá prescrever anti-inflamatórios não-esteroides (NSAIDs), que são mais fortes do que os disponíveis sem receita médica. Caso não ajudem, seu médico poderá injetar um esteroide no joelho para reduzir a dor e a inflamação.

Poderá ser necessário procurar um fisioterapeuta (para aprender a se alongar e a fazer exercícios de alongamento) e um ortopedista (para as planilhas ortopédicas).

Em alguns casos, é necessário cirurgia. Por exemplo, se a artrite for grave, pode ser recomendada a substituição da articulação. Uma pequena distensão do ligamento poderá cicatrizar com cuidados domésticos e ligamentos rompidos poderão necessitar da utilização de joelheira. Entretanto, para grandes rompimentos ou rupturas, bem como o rompimento do menisco, uma artroscopia do joelho geralmente é necessária.

A recuperação de lesões no ligamento e no menisco são lentas. Poderá ser necessário a utilização de muletas e um grande período de fisioterapia.

Buscando ajuda médica

Procure o médico se:

  • Não conseguir suportar o peso do corpo no joelho
  • A dor for intensa, mesmo quando não estiver apoiando o peso
  • O joelho ficar preso, estalar ou travar
  • O joelho estiver deformado ou desconfigurado
  • Houver febre, vermelhidão ou se a área ao redor do joelho ficar quente ou houver inchaço significativo
  • Tenha dores, inchaço, entorpecimento, formigamento ou a panturrilha abaixo do joelho dolorido apresentar coloração azulada
  • A dor no joelho ainda persistir após 3 dias de tratamento doméstico

Cuidados

Para dor no joelho que acabou de começar:

  • Descanse e evite atividades que possam agravar a dor no joelho, principalmente atividades de sustentação de peso.
  • Aplique gelo. Primeiro, aplique gelo por 15 minutos a cada hora. Após o primeiro dia, aplique pelo menos quatro vezes ao dia.
  • Mantenha o joelho levantado o máximo possível para reduzir o inchaço.
  • Utilize uma atadura elástica ou uma capa elástica, que pode ser adquirida em farmácias e drogarias. Isso poderá reduzir o inchaço e servir de apoio.
  • Tome acetaminofeno para as dores ou ibuprofeno para as dores e o inchaço.
  • Durma com um travesseiro embaixo ou entre os joelhos.

Para dores no joelho associadas ao uso excessivo ou atividade física:

  • Sempre realize aquecimento antes de se exercitar e deixeo resfriar após a atividade física. Alongue os quadríceps e o tendões das pernas.
  • Evite correr em declives - prefira andar.
  • Ande de bicicleta ou nade em vez de correr.
  • Reduza a quantidade de exercício que você faz.
  • Corra em lugares planos, com superfície macia, como uma pista de atletismo, em vez de cimento.
  • Perca peso caso esteja com excesso. Cada quilo acima de seu peso ideal, exerce cerca de 2,26 kg de pressão extra na patela ao subir e descer escadas. Peça auxílio médico para perder peso.
  • Caso tenha pé chato, experimente utilizar palmilhas especiais e arcos de apoio (órtese).
  • Certifique-se de que seus calçados de corrida estejam em boas condições, no tamanho adequado, e possuam um bom sistema de amortecimento.

Dicas para aliviar as dores provocadas por bursite:

  • Utilize gelo de três a quatro vezes ao dia nos primeiros 2 ou 3 dias. Cubra o joelho com uma toalha e coloque gelo sobre ele por 15 minutos. Não durma durante a aplicação do gelo. Você pode deixálo por muito tempo e ter uma dermatite por congelamento.
  • Tente não ficar de pé por muito tempo. Caso precise ficar de pé, fique em uma superfície macia e acolchoada. Distribua o peso igualmente em ambas as pernas.
  • Ao dormir, não deite sobre o lado que está com bursite. Coloque um travesseiro entre os joelhos ao deitar de lado para ajudar a diminuir a dor.
  • Use sapatos baixos, que sejam acolchoados e confortáveis.
  • Caso esteja com excesso de peso, perder alguns quilos poderá ajudar.

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Fontes e referências:

  • Frontera WR, Silver JK, eds. Essentials of Physical Medicine and Rehabilitation. 2ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008: seção 7.

  • Honkamp NJ, Shen W, Okeke N, Ferretti M, Fu FH. Knee: Anterior cruciate ligament injuries in the adult. Em: DeLee JC, Drez D Jr, Miller MD, eds. DeLee and Drez''s Orthopaedic Sports Medicine. 3ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2009: cap 23, section D.

  • Huddleston JI, Goodman SB. Hip and knee pain. Em: Firestein GS, Budd RC, Harris ED Jr, et al, eds. Kelley''s Textbook of Rheumatology. 8ª ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2008: cap. 42.

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