Nutricionista e farmacêutica, pós graduada em Terapias Integrativas, especializada em modulação intestinal, psiquiatria...
iVocê costuma colocar sal no feijão antes ou depois do cozimento? Esse detalhe simples, que muitas vezes passa despercebido na rotina da cozinha, pode influenciar mais do que apenas o sabor do prato. A forma como o feijão é temperado durante o preparo pode afetar desde o tempo de cozimento até a digestão.
Ao MinhaVida, Verônica Dias, nutricionista integrativa e farmacêutica do Instituto Nutrindo ideais, explica que adicionar sal no início do cozimento pode afetar a textura do feijão, tornando os grãos mais firmes devido à interação do sódio com as pectinas das paredes celulares.
“No entanto, isso não impede o cozimento completo nem compromete significativamente a digestibilidade, desde que o tempo de cozimento seja adequado”, esclarece.
Leia também: Conheça os alimentos que mais causam má digestão
O impacto do sal no tempo de cozimento do feijão
Conforme a especialista, o sal pode prolongar o tempo de cozimento do feijão. “Pois fortalece as paredes celulares dos grãos. Contudo, esse efeito é geralmente pequeno e não impede que os grãos atinjam a maciez desejada”.
Em relação à absorção de nutrientes, Verônica diz que o sal em si não interfere diretamente.
“No entanto, o cozimento adequado é crucial para reduzir os níveis de antinutrientes, como os fitatos, que podem inibir a absorção de minerais como ferro e zinco. Além disso, o processo de cozimento ajuda a diminuir o teor de FODMAPs, melhorando a digestibilidade e a absorção de nutrientes”.
Leia também: O feijão não caiu bem? Entenda por que alguns alimentos causam má digestão
Práticas que facilitam a digestão do feijão
1 - Deixar de molho
“O remolho do feijão (idealmente por 12-24 horas) ajuda a reduzir os oligossacarídeos fermentáveis (como rafinose e estaquiose), responsáveis por gases e desconforto abdominal. Também ajuda a diminuir os níveis de fitatos”.
2 - Trocar a água do remolho
“Descartar a água do remolho e cozinhar o feijão em água nova reduz compostos antinutricionais e melhora a digestibilidade. Na prática clínica, trocar a água do remolho mais de uma vez também observam-se benefícios”.
3 - Adicionar ingredientes carminativos
Temperos como louro, cominho, gengibre e erva-doce podem ajudar a reduzir a formação de gases e melhorar a tolerância digestiva ao feijão.
4 - Cozinhar na panela de pressão
Essa forma acelera o tempo de cozimento e ajuda a garantir que os grãos fiquem macios o suficiente para facilitar a digestão.
5 - Fermentação
Em preparações como o tempeh (feito a partir de soja fermentada), a digestibilidade melhora significativamente devido à ação de microrganismos que degradam os antinutrientes.
Leia também: Como evitar que leguminosas causem gases: três truques culinários para preparar grão-de-bico, feijão e lentilha