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Mindfulness: o que é, significado e técnicas

A técnica do mindfulness auxilia na concentração e criatividade; veja como realizar em casa

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O que é Mindfulness

O Mindfulness (ou "Atenção Plena") é uma técnica de desenvolvimento pessoal para atingir um estado de presença e consciência intencional do corpo e da mente.

Com a técnica de Mindfulness, a pessoa se torna mais ciente de suas emoções, pensamentos e sensações físicas no momento presente e sem julgamento.

Significado de mindfulness

Um significado literal de mindfulness seria "completude mental", conforme a escrita em inglês. Entretanto, o termo costuma ser traduzido apenas como "atenção" ou "concentração".

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A palavra mindfulness remete a um estado da mente que se caracteriza pela auto regulação da atenção para a experiência presente, numa atitude aberta, de curiosidade ampla e tolerante.

"Ou seja, é quando você consegue manter sua mente no que está acontecendo no momento. Os pensamentos virão, claro, mas você volta a sua atenção para o agora", explica a psicoterapeuta Pollyana Esteves.

Vivian Wolff, coach em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute, explica que para chegar nesse estado existem vários métodos diferentes, sendo a meditação mindfulness a mais utilizada e efetiva, se feita regularmente.

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Para uma meditação inicial, o mindfulness tem como objetivo dirigir a atenção para algo específico, geralmente a respiração ou o próprio corpo.

O mindfulness também é utilizado como uma forma de aprender a reconhecer os limites do próprio corpo e a respeitar as sensações, evitando que a pessoa se prenda a um ciclo de exaustão e, em seguida, culpa pela exaustão.

Saiba mais: Mindful eating: a técnica para emagrecer com qualidade de vida

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Para que serve o mindfulness

Dessa maneira, as práticas de mindfulness atuam contra o estado de "piloto automático", para que o indivíduo consiga aprender a manter o foco e realizar escolhas conscientes - uma vez que a técnica atua com força no reconhecimento do momento presente. Preocupação em excesso com o passado ou futuro também são alguns dos pontos que são trabalhados através dessa meditação.

Como praticar meditação mindfulness

Para começar a praticar o mindfulness, Pollyana recomenda escolher um local calmo onde você possa sentar ou deitar e ninguém vai te incomodar. Em seguida, coloque uma música suave e fique o tempo que preferir (a partir de 5 minutos) repetindo uma palavra só, como uma espécie de mantra. Sempre que a sua mente "fugir", você volta sua atenção ao que estava fazendo.

A terapia cognitiva, formulada pelos psicoterapeutas Mark Williams, John Teasdale e Zindel V. Segal, em 2001, segue uma programação de 8 semanas, seguindo diferentes modalidades de meditação que buscam o reconhecimento do momento. Conheça algumas das técnicas de mindfulness desenvolvidas por eles:

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Técnicas de meditação mindfulness

1 - Atenção plena do corpo

2 - Meditação de exploração do corpo

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3 - Meditação do movimento atento

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4 - Meditação dos "sons"

Benefícios do Mindfulness

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Diferença entre mindfulness e meditação comum

De acordo com a psicoterapeuta Pollyanna, na meditação comum, a pessoa geralmente "ignora" os acontecimentos externos e pensamentos, mantendo a mente "vazia". Já no mindfulness, a pessoa reconhece as coisas que acontecem, sem desviar sua atenção, porque a questão está na capacidade de focar no momento presente.

Outro fator que costuma ser considerado como um diferencial é que o mindfulness está mais voltado para um rigor técnico, não tendo qualquer relação com questões de espiritualidade. Ambos os métodos, no entanto, são benéficos para a saúde e o bem-estar do indivíduo.

O que é o flow

Os efeitos na concentração fizeram com que o mindfulness fosse adotado por diferentes redes corporativas, pelo conceito de "flow", desenvolvido pelo psicólogo Mikhail Csíkszentmihályi, que se refere a um estado mental em que você está em uma "zona" de performance ideal, bem-estar, satisfação intrínseca e foco.

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O flow ("fluxo", em inglês) é um elemento essencial do mindfulness. Segundo a especialista Vivian Wolf, por meio da prática regular de atenção plena, seu cérebro se torna mais focado, prestando atenção ao que você escolhe focar, aumentando suas chances de entrar no estado de flow.

"Você já reparou que quando está fazendo seu hobby ou sua receita favorita, esquece todas as suas preocupações? A experiência é tão preenchedora por si mesma que parece que até a sensação de tempo desaparece por um momento", exemplifica Vivian. "A maioria dos prazeres em que você se envolve em flow passa a ser o momento mais relevante: o aqui-agora".

Livros sobre mindfulness

Uma das formas de aprender mais sobre a técnica é por meio da leitura. Ler sobre mindfulness ajuda a explorar novos meios de como executar e incluir a prática no dia a dia. Confira alguns dos exemplos disponíveis no site da Amazon:

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Atenção Plena: Mindfulness, Danny Penman: esse livro e os áudios de meditação disponíveis apresentam uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. A obra apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudar a buscar a liberdade das pressões cotidianas, a ter mais compassividade consigo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada. Clique aqui para adquirir a obra.

Manual de Mindfulness e Autocompaixão, Kristin Neef e Christopher Germer: o manual traz uma abordagem passo a passo para que você possa libertar-se de auto julgamentos duros e padrões impossíveis de atingir, cultivando o bem-estar emocional. O livro inclui guias e práticas informais para meditar a qualquer lugar e hora, além de histórias reais de pessoas que usam as técnicas para abordar o estresse no relacionamento e diversos problemas de imagem e saúde. Clique aqui para adquirir a obra.

Aonde Quer Que Você Vá, É Você Que Está Lá, Jon Kabat-Zinn e Alves Calado: contando histórias sobre os benefícios da meditação e as descobertas e os desafios no caminho do autoconhecimento, este livro é para quem deseja uma vida com mais calma, significado e propósito. Nele você vai aprender como o foco no momento presente pode tornar seu cotidiano mais gratificante e que qualquer pessoa é capaz de desenvolver um senso de presença e tranquilidade apesar do estresse da vida moderna. Clique aqui para adquirir a obra.

Manual Prático Mindfulness, Javier Campayo e Marcelo Demarzo (Autor): um roteiro completo para a experiência de mindfulness ou "atenção plena", descrita em várias culturas e tradições espirituais como um estado mental que nos permite ancorar no momento presente, de modo consciente e com aceitação. Nesta obra você vai conhecer mais sobre toda a teoria por trás do mindfulness e aprender técnicas básicas para iniciar sua jornada na meditação. Clique aqui para adquirir a obra.

Mindfulness Para O Dia A Dia: 53 Práticas Para Acalmar A Mente E Viver O Agora, Jan Chozen Bays: a partir de sua experiência como orientadora em mosteiros zen, Jan Chozen Bays montou um programa de treinamento semanal, com lembretes e explicações detalhadas sobre os efeitos benéficos da atenção plena para o corpo e a mente. O resultado é um manual simples e bastante prático para você cultivar a presença consciente e conquistar uma vida mais plena. Clique aqui para adquirir a obra.

Referências

Pollyana Esteves - psicoterapeuta

Vivian Wolff, coach especialista em mindfulness