Cuidados essenciais com a pele do bebê

Pele dos bebês é mais fina e frágil, o que demanda uma atenção especial

Quando pensamos na pele do bebê, muitos sentimentos bons vêm à tona. Afinal, nessa etapa da vida, ela costuma ser muito macia e delicada, com um cheirinho inconfundível. E é justamente por conta desta delicadeza que precisamos investir em alguns cuidados especiais, que ajudam a manter a pele do bebê saudável e protegida.

Reunimos alguns deles logo abaixo. Saiba mais:

1. Hora do banho

O momento de dar o banho no bebê é especial. É quando papais e mamães têm a chance de estreitar os laços com o filho, curtindo cada instante dessa conexão. Porém, vale ter em mente alguns cuidadinhos que ajudam a manter a integridade da pele da criança, sem riscos de ressecamento ou alergias.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

É importante focar a limpeza em algumas regiões específicas, como rosto, pescoço, dobrinhas e toda a parte que fica em contato com as fraldas. O banho deve ser feito com movimentos delicados e suaves, sem esfregar com esponjas, que podem agredir a pele. Deixe a água morna, ou em temperatura ambiente, e use produtos específicos.

2. Produtos adequados

Chegamos em um tópico muito importante. Alguns papais e mamães ficam em dúvida na hora de escolher os produtos de higiene para o bebê - ou se eles são necessários mesmo. A verdade é que produtos específicos para bebês e recém-nascidos são mais seguros e evitam alguns probleminhas, como irritação e perda de hidratação.

Nossa sugestão para cuidar da pele do bebê é a nova linha Hidratação Glicerinada, de Baby Dove. A novidade conta com shampoo, condicionador e sabonete líquido da cabeça aos pés, todos enriquecidos com glicerina, um ativo hidratante. Os produtos têm pH neutro, não irritam os olhos e são suaves até para o primeiro banho do bebê.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

3. Hidratação

Quando o bebê nasce, sua pele ainda está em desenvolvimento e se adaptando ao meio extrauterino. Por isso, é normal que ela seja mais fina e frágil, precisando de cuidados especiais. Isso vale para a escolha dos produtos de higiene, hábitos ao dar banho, cuidado com curativos e outros.

Além disso, por ser mais fina e frágil, a pele do bebê perde mais água do que a de adultos. Portanto, vale a pena dar uma atenção especial à hidratação da pele dos pequenos. A glicerina, por exemplo, é um ingrediente que ajuda a deixar a pele mais macia e hidratada, preservando a sua elasticidade.

Apesar de tantos benefícios, a glicerina não deve ser aplicada diretamente sobre a pele. Em vez disso, prefira produtos com este ingrediente em sua composição, como é o caso da linha Hidratação Glicerinada, de Baby Dove.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

4. Troca de fraldas

As assaduras são um problema comum em bebês, causando bastante dor e desconforto. Além disso, elas podem se tornar foco de infecções, já que a pele do bebê fica exposta a fezes e urina. A dica é fazer a troca regular da fralda e utilizar pomadas para assaduras, a fim de fortalecer a barreira de proteção natural da pele. Se puder, também deixe o bebê sem fralda por alguns períodos, para que a pele respire livremente.

5. Roupas de algodão

Uma forma de manter a pele do bebê saudável e protegida é deixando ela livre para respirar. Por isso, a dica é preferir roupinhas de algodão, que deixam a pele transpirar e não retêm o suor. Náilon e poliéster, por sua vez, bloqueiam esse fluxo e podem causar problemas. Se puder, evite, principalmente naqueles dias mais quentes.

6. Cuidado com curativos

Como a pele do bebê é muito fina nos primeiros dias de vida, vale também tomar um cuidado extra com os curativos. Se o uso deles for realmente necessário, a dica é utilizar pedaços bem pequenos e passar um pouco de hidratante na hora de removê-los, para não machucar a pele.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)