PUBLICIDADE

Gravidez pode aumentar o tamanho dos pés para sempre, aponta estudo

Pesquisadores descobriram que a primeira gestação é a mais responsável pelas alterações

As mudanças que ocorrem no corpo da mulher depois da gravidez geram grande preocupação, e em alguns casos essas transformações podem ser para sempre. Um estudo, realizado na Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, descobriu que uma parte especial do corpo feminino pode aumentar permanentemente: os pés.

A pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation, analisou a circunferência dos pés de 49 gestantes durante o primeiro trimestre da gravides e cinco meses após o parto.

Os resultados mostraram que de 60% a 70% das mulheres viram uma mudança significativa nas medidas, o que resultou em um aumento no comprimento do pé, com variação entre 2 e 10 milímetros.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com os pesquisadores, o fato das mulheres carregarem peso extra durante a gravidez faz com que os pés sejam sobrecarregados, e possivelmente aumentar. Além disso, as grávidas produzem hormônios que aumentam a folga entre articulações e ligamentos, tornando a estrutura do pé mais maleável.

Além disso, o estudo indicou que a primeira gestação é a mais responsável por essas mudanças, e que as demais não causariam mais alterações significativas na estrutura do pé.

"Sabemos que as mulheres, especialmente as que tiveram filhos, são mais afetadas por problemas osteomusculares. Pode ser que essas mudanças nos pés ocorridas durante a gravidez ajudem a explicar por que as mulheres têm mais risco que os homens de ter dor e artrite nos pés, joelhos, quadris e coluna?, disse Neil Segal, professor de ortopedia e principal responsável pelo estudo.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Os investigadores planejam realizar novos estudos para descobrir se essas alterações durante a gravidez, de fato, levam a outros problemas de saúde, como a artrite. E também investigar a mudança de calçado de mulheres grávidas pode prevenir o achatamento do pé.