Cientistas descobrem nova forma de aumentar chances de engravidar

Transar pouco tempo depois da última ejaculação pode potencializar o sucesso da fecundidade

A qualidade do esperma é um dos fatores que podem levar a uma gravidez bem-sucedida. E para aumentar as chances de fertilização, muitos casais fazem grandes intervalos de tempo entre cada tentativa, a fim de potencializar o sêmen. Entretanto, segundo pesquisadores, esse costume está errado.

Para Da Li e XiuXia Wang, médicos no Centro de Medicina Reprodutiva de Shengjing, na China, a melhor forma de garantir uma boa fertilidade é esperando pouco tempo para transar após a última tentativa.

O sêmen que o corpo produz três horas após a última ejaculação é mais rápido e tem uma grande mobilidade, o que aumenta as chances da gravidez.

Como o estudo foi feito

Os pesquisadores coletaram e analisaram o sêmen dos homens em dois períodos: Após dias sem ejacular e logo em seguida de uma ejaculação. Através da observação do volume e da mobilidade, os cientistas descobriram que o esperma originado de um curto período de abstinência movia-se mais rápido.

Através de uma técnica chamada espectrometria de massa, eles também calcularam a quantidade de proteínas no sêmen, especialmente as que participam de processos reativos com oxigênio, responsáveis por geração de energia.

Essas proteínas foram principalmente afetadas no esperma expelido após dias de abstinência. Quanto maior o tempo de existência do esperma, maiores as chances dele ser danificado por processos biológicos, o que prejudica sua habilidade de formar um embrião saudável.

Conclusões

É aconselhável que os casais tenham sexo frequentemente no período de ovulação da mulher, mas que não esperem um longo período de tempo entre cada tentativa.