Tratamento com os pais é alternativa para crianças com ansiedade

Estudo comprovou que método é tão eficaz quanto terapia que envolve apenas os pequenos

As questões relacionadas à saúde mental não atingem apenas os adultos. As crianças também poder ter ansiedade, depressão e outros transtornos. Por isso, o acompanhamento psicológico quando há algo de errado é indispensável. Uma pesquisa da Universidade de Yale comparou os resultados de dois tratamentos contra ansiedade em crianças: a terapia cognitivo-comportamental (TCC) e o SPACE, treinamento para pais de crianças com o quadro.

O estudo comprovou que o treinamento para os pais também é efetivo no combate à ansiedade.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Existem atualmente dois tratamentos baseados em evidências para ansiedade: medicação e terapia cognitivo-comportamental. No entanto, apenas metade das crianças responde a essas terapias, por isso há uma grande necessidade de tratamentos alternativos", disse Eli Lebowitz, principal autor do estudo, ao site da Universidade.

O estudo foi feito com 124 crianças diagnosticadas com ansiedade. Delas, 60 foram tratadas com terapia cognitivo-comportamental enquanto 64 tiveram o método SPACE aplicado a seus pais. Após o período, foram avaliados os sintomas das crianças, o estresse dos pais e a acomodação familiar. A acomodação familiar são as maneiras como você pode estar modificando seus comportamentos ou rotinas para acomodar os sintomas do paciente.

A acomodação familiar e o estresse parental foram significativamente reduzidos em ambos os tratamentos, com uma redução significativamente maior na acomodação familiar após o SPACE, em comparação com a TCC. A credibilidade e satisfação do tratamento foram altas.

O programa SPACE foi desenvolvido por pesquisadores da mesma universidade. Para mais informações sobre ele, acesse o artigo em inglês.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Descubra tudo sobre ansiedade