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Mantenha o ritmo do treino e o corpinho no ano-novo

Aproveite as férias para treinar ao ar livre e manter a boa forma

Após um ano inteiro batalhando para perder quilos, reduzir medidas, ganhar fôlego e talhar músculos na academia, nada mais justo do que dar uma maneirada na semana de férias. Mas não precisa "avacalhar" geral.

Trata-se de um período crítico, mas não significa que é preciso esquecer completamente as atividades físicas e jogar por água abaixo o esforço de meses. "A cada três dias sem exercícios e se alimentando com comidas muito calóricas, o aluno, além de engordar, pode perder até 60% do condicionamento físico que adquiriu com o treinamento regular", alerta o personal trainner Sandro Nunes, coordenador de ginástica da academia Competition, em São Paulo. Por isso, nada de ficar parado. A seguir, Sandro dá dicas preciosas para você não desanimar.

Manutenção, sim. Pausa, não!

Manutenção, sim. Pausa, não! - Getty Images
Manutenção, sim. Pausa, não! - Getty Images

Manter o treino aeróbio por pelo menos 30 minutos diários é a regra essencial para não perder o condicionamento físico. Caminhar ou correr é um jeito simples, divertido e eficaz de queimar as calorias das ceias do Natal e Ano Novo, e começar o ano sem prejuízos na balança. Nem precisa ir para a esteira. "Vale uma caminhada alternativa. Deixe o carro em casa para fazer tarefas do dia-a-dia, como ir à padaria ou à locadora. O principal é se mexer", avalia Sandro.

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Fim de tarde agitado

Fim de tarde agitado - Getty Images
Fim de tarde agitado - Getty Images

Aproveite o final da tarde para treinar, se estiver na praia, afinal você já teve tempo de aproveitar o sol e ainda é cedo para cair na noite. "O calor é menor, e o pique aumenta", aconselha o personal trainner da Competition. "Mas o treino ideal acontece após uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada".

Metabolismo de fôlego

Metabolismo de fôlego - Getty Images
Metabolismo de fôlego - Getty Images

Os exageros da ceia deixam o metabolismo mais lento. Tente montar pratos com mais proteínas e saladas, evitando as gorduras. Nessa época, vale a mesma regra do resto do ano: "Coma pequenas porções dos alimentos ao longo do dia. Aproveite a variedade no cardápio e prove um pouquinho de cada coisa ao longo do dia. Você vai saciar a vontade e ficar com disposição para malhar", diz Sandro.

Hidratação também é fundamental. Beba muita água e água-de-coco.

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Pegue leve na musculação!

Pegue leve na musculação - Getty Images
Pegue leve na musculação - Getty Images

Se tiver como continuar o treino, pegue leve nesse período, mantendo pique e não desgastando o corpo para a volta à rotina. "Exercitar braços, costas, pernas, fazer abdominais e agachamento são suficientes para manter o ritmo do treino na semana do Ano Novo", explica Sandro.

Hospedaria 2 em 1

Hospedaria 2 em 1 - Getty Images
Hospedaria 2 em 1 - Getty Images

Se você quer viajar, mas ainda não sabe para onde ir, uma dica é procurar hotéis que oferecem academia ou treinos ao ar livre para os hóspedes. "Além de perder calorias, o suor do corpo contribui para um bronzeado mais bonito e uniforme", diz Sandro.