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Alongamento melhora a respiração e pode ser feito em casa

Músculos elásticos ajudam na realização de tarefas diárias

Quando especialistas insistem naquela máxima de que fazer exercícios é importante para a saúde, não se referem apenas aos aeróbicos e musculares, mas também ao alongamento. Essa modalidade pode fazer milagres pelo seu corpo, como prevenir dores musculares, cãibras, distensões em exercícios simples, sobrecarga articular e desgastes precoces, como a artrose.

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Se não praticamos atividades físicas com frequência, a nossa musculatura tende a ficar fraca e mais curta. Isso sobrecarrega as articulações e também a coluna. O resultado pode ser até uma alteração na postura.

"Se a musculatura está encurtada, o corpo tende a compensar alterando outras áreas. O encurtamento da musculatura posterior da coxa, por exemplo, pode alterar a lordose lombar e acabar sobrecarregando discos", explica o ortopedista Alexandre Podgaeti, da Sociedade Brasileira de Coluna.

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O ideal é se alongar por mais de 30 segundos em cada posição - Foto: Getty Images
O ideal é se alongar por mais de 30 segundos em cada posição - Foto: Getty Images

Todos esses problemas podem ser evitados com a prática do alongamento. Mauricio Garcia, fisioterapeuta do Centro de Traumatologia do Esporte da Unifesp, esclarece que a atividade aumenta a flexibilidade e o tamanho das fibras musculares. "Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele".

Não é difícil encontrar por aí quem pratique exercícios e dispense a etapa do alongamento. Isso sem falar nas pessoas que passam horas trabalhando na mesma posição, sem intervalos para "esticar" os músculos das pernas e dos braços.

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Além de melhorar a musculatura, o alongamento melhora a postura, a respiração e o bem-estar

Hoje, o que parece pura perda de tempo pode ser a diferença entre viver ou não com mais qualidade de vida. Isso porque ter músculos elásticos nos ajuda a realizar com facilidade tarefas diárias como alcançar um objeto em uma estante alta ou ter coordenação motora e equilíbrio suficiente para trocar um pneu, por exemplo.

Faça o teste em casa: sente-se com a coluna ereta e as pernas bem esticadas. Se, ao dobrar o tronco sobre as pernas, constatar que não consegue alcançar o dedão do pé, significa que você precisa se alongar urgentemente.

A fisioterapeuta Vanessa Cordeiro, da academia Lottus Pilates, conta que pequenas atitudes do dia a dia já ajudam bastante a evoluir no quesito flexibilidade.

Ao acordar, se espreguice, no trabalho, procure sentar com a coluna ereta e evite carregar bolsas muito pesadas. "O ideal é se alongar por mais de 30 segundos em cada posição. Além de melhorar a musculatura, o alongamento melhora a postura, a respiração e o bem-estar".

O ideal é se alongar por mais de 30 segundos em cada posição - Foto: Getty Images
O ideal é se alongar por mais de 30 segundos em cada posição - Foto: Getty Images

Ter músculos elásticos nos ajuda a realizar com facilidade tarefas diárias

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