PUBLICIDADE

Saiba escolher o tênis; a camiseta e os acessórios ideais para o seu perfil de corredor

Comece acertando o guarda-roupa para aumentar o rendimento e evitar lesões

Se você acha que isso é frescura, melhor mudar de idéia. A escolha da roupa e do tênis certo para correr não só evita lesões nos joelhos e na coluna, como oferece muito mais conforto durante o treino.

Quem está começando, não precisa investir o salário de meses num tênis profissional ou numa camiseta mais cara do que muitos televisores. A tecnologia realmente avançou muito e, com algum dinheiro e as dicas certas, dá para escolher um bom uniforme sem raspar a conta bancária.

Tênis
Eles pode ser o seu melhor amigo durante o treino. Mas também tem tudo para assumir o papel de vilão, caso não seja bem escolhido. Um bom tênis evita lesões nas articulações e, acredite, melhora bastante a sua performance. Para fazer a escolha certa, observe:

1. O seu tipo de pisada. Ela pode ser para dentro (pronada), para fora (supinada) ou neutra, ou seja, distribuída igualmente por toda a sola dos pés. Algumas lojas especializadas em artigos esportivos fazem esta avaliação gratuitamente. Mas, se quiser ter certeza, repare no desgaste dos seus calçados. Eles denunciam a sua pisada e ela quem determina onde deve se concentrar o sistema de amortecimento do tênis usado para correr.

2. O formato dos seus pés. Pés chatos (sem curvatura) e cavos (com curvatura exagerada) podem pedir ainda uma palmilha, que ajude a distribuir melhor o peso do corpo nos pés enquanto você corre. Fale com seu ortopedista se você suspeita de alguma irregularidade.

Além disso, mais duas dicas merecem atenção:

Não invente de correr com um tênis próprio para quem joga basquete, só porque você achou o modelo mais bonito. Os calçados de corrida são pensados para atender as necessidades e evitar problemas dos atletas que praticam esta modalidade esportiva.

Prefira fazer sua compra no final do dia, quando você já fez muita coisa e os pés estão inchados (porque é isso que acontece quando você corre). E não se esqueça e experimentar os pares usando meias. São elas que seguram a sua transpiração durante o treino o algodão ainda é o melhor tecido neste quesito. O ideal é que sobrem espaço equivalente a dois dedos na frente do calçado.



Camisetas
No pique inicial, aquela de algodão que você adora está perfeita. Mas, com o avanço dos treinos, prefira uma peça que deixe o suor evaporar mais rapidamente. A escolha evita o peso do tecido molhado sobre o corpo e os problemas que isso traz, como alergias e assaduras. Esse modelo também ajuda na troca mais eficiente de calor entre o corpo e o ambiente.

Proteção contra o sol
Correr no parque ou na rua é uma delícia quem experimenta dificilmente se adapta à esteira. Mas para fazer isso, só com a proteção adequada contra as radiações ultravioletas. Um boné ajuda, além de dar uma segurada no suor. Outra opção são as viseiras pouco recomendadas, entretanto, se você sofre com a calvície. E nunca esqueça o filtro passar: FPS 15, no mínimo. Os óculos escuros também ajudam bastante. Prefira os modelos esportivos e cheque se eles estão bem presos no rosto (as alças de segurança, de toda forma, são um acessório simples que evita tombos e riscos nas lentes). Há ainda óculos específicos para quem corre à noite e para quem corre na praia e precisa se proteger da areia trazida pela brisa.