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3 posições de yoga que ajudam a amenizar cólicas menstruais

Técnica também traz outras vantagens, como a diminuição do estresse e auxílio no relaxamento

As cólicas menstruais são uma realidade na vida de muitas mulheres. O incômodo, que muitas vezes ocorre mensalmente, pode apresentar diferentes níveis de intensidade, servindo de alerta até mesmo para algumas doenças, como a endometriose. Independentemente da causa, a busca pelo alívio desse sintoma de forma natural, sem medicamentos, vem crescendo.

O yoga, técnica milenar criada na Índia, se tornou uma das alternativas para diminuir as dores menstruais. Francisco Kaiut, idealizador do método Kaiut Yoga, explica que os movimentos realizados nesta prática são capazes de diminuir o desgaste gerado pelas cólicas, possibilitando que todos os tecidos internos permaneçam funcionando de forma plena.

Antes de iniciar a prática, é importante encontrar uma maneira de se sentir o mais confortável possível. Por isso, Kaiut indica o uso de um travesseiro, almofada ou outro objeto macio para se sentar, elevando o quadril alguns centímetros do chão. Em seguida, caso a mulher sofra com dores nas costas, é indicado que se apoie a coluna confortavelmente em uma parede.

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A seguir, o especialista indica três movimentos de yoga que podem trazer alívio e bem-estar para quem sofre com as cólicas menstruais. O tempo indicado para cada posição é de 5 minutos. Confira:

Yoga para aliviar cólicas menstruais

Baddha Konasana

Essa posição gera impacto na região pélvica, ajudando a aliviar o estresse causado nessa área pela cólica. "Nessa posição, a respiração é uma grande aliada e, em conjunto com movimentações de coluna, cria um processo de massagem visceral em toda a região uterina", explica Kaiut.

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Posição Baddha Konasana Foto: Gui Gomes
Posição Baddha Konasana Foto: Gui Gomes

Como fazer:

Uppavista Konasana

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De acordo com o instrutor, essa posição ajuda a desenvolver a mobilidade de quadril, além de trabalhar a musculatura das pernas e pélvis.

Posição Uppavista Konasana Foto:Fernando Fonini
Posição Uppavista Konasana Foto:Fernando Fonini

Como fazer:

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Sukhasana

Essa posição auxilia no movimento dos quadris e pernas.

Posição Sukhasana Foto:Fernando Fonini
Posição Sukhasana Foto:Fernando Fonini

Como fazer:

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Finalização

De acordo com Kaiut, antes de concluir a sessão, é preciso retomar a posição inicial.

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"Para encerrar, deite com o corpo inteiro no chão, em cima de um tapete, no sofá ou na cama, e, com a cabeça apoiada em um travesseiro, feche os olhos e permita-se desfrutar de um relaxamento longo, profundo e restaurativo", finaliza o especialista.

Benefícios do yoga

Praticar yoga pode trazer uma série de vantagens não só para o corpo, mas também para a saúde mental. Além de diminuir o estresse e ser um auxílio no tratamento de ansiedade e depressão, um estudo feito em 2017 pelo Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein concluiu que o yoga, quando praticado regularmente, pode ajudar a retardar a degeneração cerebral, preservando partes do cérebro que são responsáveis pela memória e atenção.

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Outras vantagens da prática são:

Entenda mais sobre os benefícios do yoga.

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