PUBLICIDADE

Aula de zumba melhora qualidade de vida, diz estudo

Pesquisadores descobriram que o impacto positivo derivado da dança pode durar 2 meses

Você quer emagrecer, mas não gosta de musculação? Calma! Esta não é a única forma conquistar o corpo desejo. Uma excelente alternativa é a aula de zumba. O exercício mistura movimentos aeróbicos já conhecidos de quem faz atividade física com ritmos e coreografias latinas, como a salsa e o merengue.

Um recente estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha, descobriu que ir a três aulas de zumba por semana pode dar mais disposição às pessoas e aumentar a qualidade de vida. Eesse impacto positivo pode prolongar-se por dois meses. A pesquisa foi publicado no Health Education Journal.

Como foi feito o estudo

Para a análise, os cientistas selecionaram 60 pessoas sedentárias que tiveram participar de um curso de cinco semanas de zumba. Eles fizeram uma hora de aula, três vezes por semana.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O objetivo da investigação era determinar o impacto da rotina da aula de zumba sobre a qualidade de vida ao longo do tempo. Este conceito amplo foi dividido em: estado social, emocional, físico, dor corporal, funcionamento físico, vitalidade, saúde mental e saúde geral dos participantes.

Resultados

Os resultados mostraram que a aula de zumba melhorou a qualidade de vida para os participantes como um todo, especialmente em relação ao aspecto emocional. A influência positiva da dança permaneceu por dois meses após o término do experimento, com a maioria das dimensões acima dos níveis registrados no início.

O próximo passo dos pesquisadores é fazer um estudo mais amplo, com um número maior de voluntários e por um período superior.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além disso, a zumba é um prato cheio para quem procura emagrecer: cada aula com duração de uma hora pode queimar até 1.000 calorias. Contudo, os resultados podem demorar mais ou menos dependendo do nível de intensidade com o qual o aluno faz as aulas e do preparo físico de cada um.