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Fazer exercícios é tão eficaz quanto remédios para tratar pressão alta

Estudo aponta que práticas de resistência física são realmente benéficas para pacientes hipertensos

Se você tem hipertensão, saiba que praticar atividade física pode ser uma ótima alternativa para baixar a pressão. Pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) descobriram que exercícios têm efeito similar à medicação para baixar a pressão arterial.

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O estudo, publicado no British Journal of Sports Medicine, ressalta que, independentemente dos resultados, não é aconselhado que pacientes abandonem seus remédios prescritos por médicos. A ideia é que possam combinar exercícios com os medicamentos para um efeito ainda melhor em relação ao tratamento da pressão alta.

Como foi feito o estudo

Os cientistas reuniram dados de 391 ensaios: metade sobre o impacto de medicamentos na diminuição da pressão arterial sistólica; e a outra parte a respeito da influência de exercícios na queda da hipertensão.

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Foram verificados exercícios de resistência (corrida, caminhada, ciclismo, natação e treino HIIT); resistência dinâmica (treinamento de força, como com pesos); resistência isométrica (prancha); e combinações de treinos de resistência.

Assim, os pesquisadores fizeram três tipos de análises:

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Os estudos anteriores foram feitos com participantes jovens e saudáveis, com pressão normal. Já nesta versão mais recente, os pesquisadores focaram somente em indivíduos com hipertensão.

Conclusões

Os participantes jovens e saudáveis tiveram melhores resultados em baixar a pressão com medicamentos do que com treinos de resistência.

Em contrapartida, quando foram checados somente os indivíduos com pressão alta, a atividade física foi tão efetiva quanto à maioria dos medicamentos. A combinação de exercícios de resistência com treinos de resistência dinâmica foi a mais eficaz na redução da pressão arterial sistólica.

Porém, os cientistas alertam médicos sobre a indicação de atividades para pessoas com hipertensão. É preciso que os profissionais exijam exames e estejam cientes das limitações de cada indivíduo: se pode aderir a exercícios de resistência, para quais intensidades e estilos, e quais os possíveis benefícios a serem obtidos.

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