Mestre em Ciência da Saúde pela Universidade de Brasília, Gabriella Alves Ferrari formou-se em nutrição na Universidade...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Para muitas pessoas, a geladeira é o lugar para guardar todos os tipos de comida de forma segura, mas isso é um mito, visto que existem uma série de alimentos que podem ser prejudicados pela geladeira. Abaixo, veja como armazenar a comida corretamente para mantê-la fresca por mais tempo e evitar o desperdício.
Leia também: 8 frutas ricas em vitamina C para aumentar a imunidade
1 - Batatas
O ideal é guardar as batatas em um lugar fresco e seco. Isso vale para todos os tipos de batata, como a inglesa, a doce e a baroa. Quando estiverem embaladas a vácuo, as batatas podem ser armazenadas na geladeira.
2 - Tomates
Se você aprendeu a colocar os tomates direto na geladeira, é hora de desfazer este hábito. “Os tomates adquirem mais rapidamente uma textura "enfarinhada" ao serem guardados em refrigeradores. O melhor é deixá-los em um local seco”, explica a nutricionista Gabriella Alves, da clínica Corpometria.
3 - Pães
Ao refrigerar o pão, ele pode ficar úmido demais e acabar mofando. Se você não planeja consumi-lo em poucos dias, uma opção é congelá-lo.
4 - Mel
Armazenar mel na geladeira pode fazer com que ele fique mais espesso e forme cristais — mesmo que o alimento seja puro. O mel é um alimento natural que raramente estraga, então, guardá-lo em local fresco e em temperatura ambiente, é o suficiente.
Leia também: 10 alimentos que você deveria comer todos os dias (feijão é um deles!)
5 - Pó de café
Também não é interessante refrigerar o pó de café. “O ideal é armazená-lo em local seco e fresco, de preferência em pote vedado, evitando a entrada de insetos”, orienta Gabriella Alves.
6 - Cebola e alho
Não há necessidade de armazenar cebola e alho na geladeira. Isso pode deixá-los úmidos e favorecer o crescimento de fungos. Mantê-los em temperatura ambiente pode garantir a qualidade e a durabilidade dos produtos.
7 - Azeite de oliva
As baixas temperaturas podem modificar tanto o gosto quanto a consistência do azeite de oliva que, quando reservado na geladeira, tende a ficar pastoso e turvo.
8 - Frutas
Geralmente, não é preciso por frutas na geladeira. O melhor é conservá-las em um lugar fresco e seco. É recomendado refrigerar as frutas apenas quando estiverem muito maduras, para evitar que se deteriorem rapidamente.
9 - Ovos
Os ovos não precisam ser guardados na geladeira. Eles podem ser armazenados com segurança em temperatura ambiente. No entanto, em caso de rachaduras na casca, é recomendado que eles sejam refrigerados.
Leia também: Alimentos que parecem infantis, mas não são