Dermatologista graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência no Hospital das Clínica...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Uma leve coceira no corpo costuma ser um sinal comum e de curta duração, mas conviver com ele pode ser muito frustrante e desconfortável. Normalmente, ela é desencadeada por condições simples — como reações alérgicas causadas por cosméticos, tecidos ou produtos de limpeza, por exemplo.
No entanto, se a coceira é acompanhada de vermelhidão, manchas, feridas ou outras manifestações, é importante procurar um dermatologista para entender o que está acontecendo e realizar o tratamento mais adequado.
O que pode ser a coceira no corpo?
Em muitas doenças alérgicas e distúrbios de pele, a coceira no corpo é causada pela liberação de histamina — uma substância produzida pelas células que regulam a resposta imunológica. Ela é responsável por controlar as reações corporais, como alergias e inflamações. Além dela, outros ativos também desempenham um papel fundamental na coceira, como as citocinas e as proteases.
O MinhaVida conversou com a dermatologista Valéria Marcondes e esclareceu abaixo algumas possíveis causas para a coceira no corpo, além de como aliviar o sintoma.
1. Reações alérgicas
A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico à exposição de substâncias alérgenas no organismo — e a coceira intensa no corpo é o principal sintoma da condição. Em alguns casos, podem surgir pequenas bolhas avermelhadas, feridas na pele ou sintomas respiratórios, como tosse e espirros.
Os alérgenos mais comuns incluem:
- Picada de inseto
- Tecidos irritantes
- Cosméticos, como cremes e sabonetes
- Produtos de limpeza
- Pelo de animais, como cachorros e gatos
- Ácaros e fungos em livros, roupas e estofados
Como tratar: evitar o contato com o alérgeno é o primeiro passo para evitar a reação alérgica e, por consequência, diminuir a coceira. Em alguns casos, o médico pode receitar o uso de pomadas para alergia na pele ou medicamentos anti-histamínicos. Além disso, lembre-se de higienizar a região com água fria e sabão neutro.
2. Dermatite
A dermatite é uma reação inflamatória da pele que pode ser resultado de diversos fatores, como condições autoimunes, infecções e alergias. Ela se manifesta especialmente através da coceira constante e intensa, e pode estar acompanhada de outras alterações de pele — como vermelhidão, descamação, bolhas e manchas.
Alguns dos tipos mais comuns de dermatite são:
- Dermatite atópica: é uma doença crônica não-contagiosa que surge na infância e provoca crostas e erupções na pele, sendo mais comum nas dobras dos braços e na parte de trás dos joelhos
- Dermatite de contato: é uma reação inflamatória que ocorre devido à exposição a um componente irritante ou alérgeno, como níquel (presente em brincos e outras bijuterias), fragrâncias, cosméticos e tecidos
- Psoríase: é uma doença autoimune não-contagiosa caracterizada por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas nos cotovelos, joelhos, mãos ou por todo o corpo
- Dermatite seborreica: também conhecida como seborreia, é uma inflamação crônica na pele que causa caspas, descamação e coceira intensa — especialmente nas sobrancelhas e nos cantos do nariz. Ela também afeta o couro cabeludo e o colo.
Como tratar: o tratamento de dermatite depende da causa do eczema. Em casos de dermatite de contato, deve-se manter o afastamento do agente externo causador, além do uso de pomadas para dermatite. Já nos quadros de dermatite atópica e psoríase, é necessária uma avaliação individual e acompanhamento para o controle da doença. Podem ser utilizados corticoides e imunomoduladores tópicos. No caso de dermatite seborreica, é comum o uso de shampoos anticaspa específicos ou pomadas antifúngicas, como o cetoconazol.
3. Pele ressecada
A pele ressecada é uma das principais causas de coceira no corpo. Pode ser causada especialmente pelo uso excessivo de sabonetes, banhos muito quentes, desidratação e até o envelhecimento da pele. O uso de alguns medicamentos, como diuréticos e opioides, também podem contribuir para a pele ressecada e, consequentemente, a coceira.
Como tratar: utilize cremes hidratantes para o corpo de acordo com o seu tipo de pele, e evite tomar banhos muito quentes ou exagerar no sabonete. O uso de umidificadores no ambiente também pode ajudar a lidar com o ressecamento, especialmente se você mora em uma região mais fria e com baixa umidade.
4. Infecções de pele
As infecções de pele causadas por bactérias, fungos e parasitas podem causar lesões na pele — resultando em coceira intensa em várias áreas do corpo. Elas podem surgir quando há queda de imunidade ou devido a maus hábitos de higiene. Algumas das infecções mais comuns incluem:
- Micoses: é causada pela proliferação de fungos no organismo, normalmente devido ao consumo excessivo de açúcar, alergias ou ao sistema imunológico enfraquecido;
- Escabiose (sarna): é uma doença contagiosa causada por um parasita, caracterizada pela coceira intensa. A transmissão ocorre por meio do contato íntimo entre pessoas ou por meio de roupas;
- Herpes: é uma infecção viral contagiosa que causa bolhas na boca ou na região genital que coçam ou podem ser dolorosas. Pode ser transmitida pelo contato oral (herpes labial) ou pela relação sexual (herpes genital);
- Impetigo: é uma infecção bacteriana altamente contagiosa e acomete frequentemente o rosto e as extremidades da pele, formando feridas e bolhas na região;
- Candidíase cutânea: é causada por um fungo do gênero Candida e afeta principalmente regiões com dobra, como as axilas, a área entre os dedos e a virilha, formando lesões avermelhadas e coceira intensa.
Como tratar: o tratamento é feito de acordo com o tipo de patógeno que causou a infecção. Podem ser indicados medicamentos antifúngicos (como nistatina e cetoconazol), antibióticos e antivirais. Alguns antialérgicos podem ser prescritos para aliviar a coceira.
5. Doenças sistêmicas
As doenças sistêmicas são aquelas que podem afetar diversos órgãos do corpo ao mesmo tempo. Elas são causadas por infecções, doenças autoimunes, fatores ambientais ou doenças genéticas. Entre as doenças que podem causar coceira no corpo, destacamos:
- Infecções virais, como zika vírus, catapora e dengue
- Doenças endócrinas, como diabetes e hipertireoidismo
- Infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)
- Câncer de pele
Como tratar: o tratamento deve ser indicado por um médico de acordo com a doença sistêmica que está causando a coceira. Quadros de câncer, por exemplo, podem necessitar de cirurgia para retirada do tumor, quimioterapia e/ou radioterapia.
Estresse pode causar coceira no corpo?
Situações estressantes podem potencializar a sensação de coceira, de acordo com Valéria. "Em alguns casos, a pessoa coça tanto a ponto de se ferir, então é importante encerrar esse ciclo vicioso. Coça e estimula, coça e estimula. Às vezes, ela não consegue dormir e fica estressada — e as atividades do dia a dia ficam comprometidas em função desse prurido", explica.
Como aliviar a coceira no corpo?
Em casos de coceira constante e intensa, acompanhada de outras manifestações, procure atendimento médico para entender o que está causando o sintoma. O tratamento, na maioria dos casos, ajuda no controle da coceira — mas algumas medidas podem ajudar a manter a pele menos irritada, como:
- Evite coçar ou esfregar a região que estiver coçando
- Utilize roupas de cama leves e evite tecidos ásperos, como a lã
- Não tome banhos muito quentes
- Aplique compressas frias na região
- Evite a exposição prolongada ao sol ou à umidade
- Mantenha a pele hidratada
"Quando a pele está muito seca e você toma banhos muito quentes e esfrega o corpo com bucha e sabão, a coceira piora. O ideal é usar sabonetes líquidos não-alergênicos, além de hidratantes corporais sem perfumes ou parabenos e livres de conservantes", aponta Valéria.
Sabonetes para coceira no corpo
O recomendado é evitar sabonetes perfumados ou que contenham detergentes fortes. Dê preferência a sabonetes líquidos neutros, pois eles são hipoalergênicos e removem as impurezas da pele sem ressecar ou modificar a acidez da pele.
Remédios para coceira no corpo
O uso de remédios para coceira no corpo pode variar de acordo com a causa do sintoma. Como em muitos distúrbios de pele a coceira é provocada pela liberação de histamina, o médico pode receitar medicamentos antialérgicos — que bloqueiam a ação da substância e aliviam a coceira e a vermelhidão na pele.
Em casos de inflamação, podem ser utilizados corticoides orais ou em forma de pomada. Já quadros de infecções podem exigir o uso de antibióticos ou antifúngicos, de acordo com a indicação médica. Mas lembre-se: a automedicação pode piorar o quadro e até causar efeitos colaterais. Consulte um dermatologista.