Formada pela Universidade de São Paulo (USP), com especialização no programa de residência do Hospital Sírio-Libanês. Os...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O ovo é um dos ingredientes mais presentes nas cozinhas de todo o mundo graças ao seu sabor, ao baixo custo e, principalmente, pela sua versatilidade. Dentro da dieta de quem treina para o ganho de massa muscular, ele tende a ser muito aclamado por ser uma rica fonte de proteínas (que auxiliam no aumento dos músculos).
Mas, apesar de todos os benefícios, há quem não consuma ovos, seja por ideologia (como o veganismo) ou por gosto pessoal, e necessita manter a ingestão de proteína em dia. Pensando nisso, o MinhaVida separou 8 alimentos ricos em proteína para substituir o ovo. Confira abaixo!
Leia também: Whey Protein: veja os tipos e saiba qual escolher
Alimentos ricos em proteínas que podem substituir o ovo
Paula Hibari, nutricionista do Fleury Medicina e Saúde, explica que o ovo é considerado uma proteína de alto valor biológico por conter todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Mas a ingestão desses aminoácidos pode ser fracionada ao longo do dia, com a mescla de alimentos.
“A clássica combinação brasileira de arroz e feijão, por exemplo, traz uma proteína de alto valor biológico na refeição, pois o aminoácido que falta em um, está presente no outro e vice-versa, tornando-a completa”, diz a nutricionista.
Vale lembrar que um ovo tem entre 6g e 7g de proteínas. Portanto, para alcançar esta quantidade com outros alimentos, é preciso regular a quantidade para que o valor de proteínas fique proporcional.
Entre os alimentos ricos em proteína que podem substituir o ovo estão:
1 - Lentilha
Você precisa de 100g de lentilha para 9g de proteína. A leguminosa também é rica em vitaminas e minerais que auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e no bom funcionamento do intestino.
2 - Pasta de amendoim
A pasta de amendoim possui um teor proteico alto. 2 colheres (de sopa) de pasta contêm 9g de proteína, enquanto em um ovo há 6g. O alimento também é conhecido por ser rico em ômega 3 e por auxiliar na sensação de saciedade.
Leia também: Ovo cozido ou frito: o que é melhor para a dieta do ovo
3 - Sementes de abóbora
Com aproximadamente 19g de proteína a cada 100g, as sementes de abóbora também fortalecem a imunidade, são ricas em ômega 3 e ômega-6 e ajudam a promover saúde cardiovascular.
4 - Queijo cottage
O queijo cottage, em sua versão de baixo teor de gordura, oferece cerca de 11g de proteína por 100g. Além disso, no geral, o alimento é rico em cálcio e vitamina B12, nutrientes que ajudam a prevenir a resistência à insulina.
Leia também: Comer ovo todo dia faz mal? Entenda qual é o limite saudável
5 - Tofu
O tofu é feito a partir de soja e é uma excelente fonte de proteína vegetal. A quantidade de proteína pode variar, mas geralmente é de cerca de 8g a 10g a cada 100g, dependendo do tipo de tofu.
6 - Grão-de-bico
Quando cozido, o grão-de-bico contém aproximadamente 19g de proteína por 100g. A leguminosa também é fonte de fibras e nutrientes essenciais para a saúde, como ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
7 - Quinoa
A quinoa contém todos os aminoácidos essenciais, tornando-se uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e veganos. Ela contém cerca de 14g de proteína por 100g de quinoa cozida.
8 - Carnes em geral
As carnes, além de saborosas, são excelentes fontes de proteína. O frango, que possui 27g de proteína a cada 100g, costuma estar mais frequente na dieta dos adeptos da musculação. Carnes de outros animais, como as de boi, porco ou peixe, também são ricas do nutriente. Elas contêm, respectivamente, 26g, 27g e 22g de proteína a cada 100g.
Saiba mais: Dieta da proteína: cardápio e como fazer para emagrecer