Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, especialista em nutrição vegana e vegetariana. Com tít...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Semente de girassol?
A semente de girassol é um aquênio, tipo de fruto seco, que origina a flor de girassol, planta derivada da América do Sul. A oleaginosa é rica em nutrientes, fibras, proteínas e antioxidantes, sendo que seu consumo promove diversos benefícios à saúde, como o controle nos níveis de colesterol e alívio de dores musculares.
Propriedades
A semente de girassol é fonte de gorduras saudáveis, como as mono e poli-insaturadas, além de conter alta concentração de fibras e propriedades antioxidantes, explica Eleonora Galvão, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
“A semente de girassol é uma das mais ricas em proteínas, sendo por este motivo muito utilizada na rotina alimentar de veganos e vegetarianos, além de ser rica em vitaminas do complexo B”, informa.
Saiba mais: Semente de abóbora: benefícios e como consumir
Benefícios
Os principais benefícios da semente de girassol são:
Ajuda a regular o colesterol
A semente de girassol é rica em gorduras boas que ajudam a controlar as taxas de colesterol total, elevando o colesterol HDL (colesterol “bom”) e reduzindo o LDL (colesterol “ruim”) e os triglicerídeos. Dessa forma, a semente de girassol ajuda a prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto e a aterosclerose.
Ajuda na redução da pressão alta
A semente de girassol possui ação anti-hipertensiva, como apontou um estudo publicado no Chemistry Central Journal. Isso porque a oleaginosa é fonte de magnésio, mineral que ajuda a relaxar as artérias e a promover uma boa circulação sanguínea, o que ajuda no controle da pressão arterial.
Contribui para o bom funcionamento intestinal
Ela favorece a saúde intestinal devido ao alto teor de fibras. “A semente de girassol ajuda a combater quadros de constipação, a diminuir o tempo do trânsito intestinal e a aumentar o volume fecal”, esclarece a especialista.
Alivia dores musculares
A semente de girassol possui vitamina E e antioxidantes que lhe atribuem uma ação anti-inflamatória. Um estudo, divulgado no periódico BioMed Research International, apontou que a semente pode ajudar no alívio de dores musculares e nas articulações, comuns em quadros de artrite e gota.
Ajuda a regular o humor
A semente de girassol contribui para a melhora do humor e até mesmo de casos de depressão, como apontou um trabalho científico publicado no Frontiers in Nutrition. Isso porque a oleaginosa é fonte de magnésio e triptofano, nutrientes que promovem a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor e bem-estar.
Aliada da saúde cognitiva
A vitamina E, a colina e o selênio presentes na semente de girassol podem promover benefícios ao cérebro. “[São] nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórias que promovem a integridade das células cerebrais, gerando alto rendimento cognitivo, aumentam a capacidade de concentração e previnem o surgimento de doenças como Alzheimer, depressão e demência”, afirma Eleonora.
Como consumir ?
A semente de girassol possui sabor neutro, o que permite ser adicionada em receitas doces ou salgadas. De acordo com a especialista, a porção diária recomendada de semente de girassol é de 30 gramas.
“Podem ser adicionadas em sua forma natural em saladas e enriquecendo nutricionalmente o arroz do dia a dia. Outra maneira fácil de adicionar seus benefícios na rotina é temperando elas com azeite e especiarias e levando para torrar, fazendo uma opção de lanche e snack saudável, e até adicionando a granolas e colocando na salada de frutas ou iogurte que compõem um café da manhã ou lanche da tarde, por exemplo”, recomenda a nutricionista.
Saiba mais: Estas cinco SEMENTES te oferecem mais cálcio que um copo de leite
Contraindicações
A semente de girassol é um alimento seguro para a maioria das pessoas. No entanto, a especialista destaca que pacientes em processo de emagrecimento devem se atentar à quantidade consumida. Outro fator que deve ser considerado é a presença de cádmio, um metal pesado que pode provocar lesões renais.
“De maneira geral, o consumo moderado de uma porção por dia não gerará intoxicação por cádmio em nenhum organismo”, afirma Galvão.
Grávida pode consumir semente de girassol?
Sim, grávidas podem consumir semente de girassol. “Isto porque as sementes contêm cerca de 160 microgramas de ácido fólico e 50mcg de colina por 100 gramas, nutrientes essenciais ao longo de todo o período gestacional”, esclarece Eleonora. No entanto, é importante buscar orientação médica antes de adicionar qualquer ingrediente novo à dieta durante a gestação.