PUBLICIDADE

Sintomas de gravidez ou TPM? Saiba como diferenciar

Existem algumas sutilezas que podem ajudar a identificar se você pode estar grávida ou não

Seja pela vontade de ser mãe ou pelo medo de uma gravidez indesejada, é bem verdade que o período da dúvida - em que os sintomas de gravidez e de TPM parecem a mesma coisa - é bem inconveniente, pra não dizer desesperador.

De acordo com o ginecologista e obstetra Fábio Laginha, que também é especialista Minha Vida, a dúvida entre gravidez ou TPM acontece devido ao aumento da progesterona, que ocorre após a ovulação uma ou duas semanas antes da menstruação.

No entanto, de acordo com o ginecologista Orlando Camanho Costa Filho, existem alguns sinais muito sutis que o corpo dá que podem ajudar a diferenciar se o que o seu corpo está manifestando é o início de uma gravidez ou uma TPM. Confira a seguir:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Náusea

Sintoma de gravidez: Neste caso a náusea pode vir acompanhada de vômitos. Também é comum que se manifeste no período matinal, podendo causar aversão a alguns alimentos.

Sintomas de TPM: Pode se manifestar em qualquer hora do dia. Geralmente não causa vômitos ou aversão a alimentos. Além disso, assim que a menstruação desce, a náusea tende a parar.

Sono

Sintoma de gravidez: O sono é o sintoma que mais se evidencia no começo da gravidez. Isso porque durante esse período o corpo precisa trabalhar para desenvolver o feto e a placenta. Isso faz com que haja um consumo alto de energia. Se for uma gravidez, é gestante sentirá sono por todo o primeiro trimestre de gestação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintoma de TPM: O sono pode se manifestar com uma intensidade menor. Além disso, depois que a menstruação desce, ele tende a diminuir.

Alterações emocionais

Sintoma de gravidez: A instabilidade emocional é um sintoma de gravidez que se mantém ao longo dos noves meses de gestação. Portanto, se você está se sentindo muito emotiva há mais de um mês pode ser um sintoma de gravidez.

Sintoma de TPM: A variação de humor pode surgir de uma a duas semanas antes da menstruação e cessa depois que o fluxo descer.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Cólica

Sintoma de gravidez: No início da gravidez, a gestante pode sentir um desconforto dolorido na parte inferior do abdómen, em decorrência da implantação do zigoto na parede do útero ou devido às mudanças hormonais. De qualquer forma, no início da gravidez esse desconforto não costuma ser muito intenso como uma cólica de TPM.

Sintoma de TPM: A cólica de TPM pode variar de intensidade de acordo com o organismo e pode ser bem incômoda, diferente da cólica de sintoma de gravidez que se manifesta de forma mais branda. Além disso, essa cólica tende a sumir depois que a menstruação desce.

Sensibilidade mamária

Sintoma de gravidez: O processo da gestação faz com que os seios se adaptem para que a mulher possa produzir leite na amamentação, havendo um aumento das glândulas e da vascularização. Além disso, a mama também fica entumecida, mais túrgida e dolorida, e pode chegar a aumentar até um ou dois números de sutiã. Além disso, no caso de uma possível gravidez o mamilo pode apresentar uma coloração mais escura e também apresentar uma circunferência maior.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintoma de TPM: Durante o período pré-menstrual ocorre um aumento nos níveis de progesterona, o que ocasiona a sensibilidade mamária. a intensidade do incômodo costuma ser um pouco mais ameno em comparação com uma gravidez. Assim que a menstruação desce o incômodo tende a desaparecer.

Prisão de ventre e aumento de gases

Sintoma de gravidez: O aumento da progesterona - decorrente da gestação -, reduz o trânsito intestinal. Sendo assim, o bolo alimentar demora mais tempo para fazer todo seu caminho até ser excretado como as fezes. Com isso defecar se torna algo muito mais demorado desde o começo, o que inclusive aumenta o inchaço abdominal. Esse sintoma de gravidez costuma aparecer ao longo do primeiro trimestre.

Sintoma de TPM: Assim como no caso de uma gravidez, durante a TPM é comum a mulher manifestar prisão de ventre e aumento de gases. O motivo disso, como já dissemos, é o aumento da progesterona. Porém o sintoma tende a normalizar assim que a menstruação vem.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Alteração no apetite

Sintoma de gravidez: Uma das primeiras manifestações de gravidez pode ser o aparecimento de desejos alimentares tanto por coisas comuns quanto por itens não comestíveis, como terra, tijolos, plástico. Esse transtorno alimentar se chama "pica" e tem fundo mais emocional e é comum no primeiro trimestre da gravidez.

Sintoma de TPM: Durante o período pré-menstrual é comum a mulher manifestar alterações no apetite. É normal sentir vontade de comer alimentos ricos em açúcar ou gordura. Vale lembrar que esses alimentos ativam o sistema de recompensa do cérebro. E como durante a TPM os hormônios estão alterados, esse mecanismo pode gerar uma reação exagerada, causando uma sensação de prazer ainda maior. Com a chegada da menstruação o paladar tende a se normalizar.

Aumento abdominal

Sintoma de gravidez: A barriga só costuma ficar realmente visível da metade para o final da gravidez, no entanto, desde o comecinho as mulheres mais atentas podem notar um pequeno aumento no abdômen, como se ela estivesse engordando um pouco e esse pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez, que pode aparecer a partir da quinta semana de gestação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sintoma de TPM: A retenção de líquido é um sintoma que costuma ser recorrente durante o período pré-menstrual, causando inchaço e aumento abdominal. Ela costuma aparecer uma semana antes de a menstruação e desaparece à medida que o ciclo avança.

Alteração na libido

Sintoma de gravidez: Algumas mulheres apresentam aumento da líbido no início da gravidez. Isso acontece porque no primeiro trimestre a produção hormonal ainda acontece no ovário, e como ele é superestimulado pode produzir uma maior quantidade de testosterona, hormônio ligado a atividade sexual. Porém não são todas as mulheres que manifestam esse sintoma. Afinal, com os enjoos, sensibilidade mamária, prisão de ventre e gases, é possível que existem mulheres que não queiram saber de sexo durante esse periodo.

Sintoma de TPM: Da mesma forma, devido ao aumento da sensibilidade, pode acontecer de a mulher sentir maior desejo sexual. No entanto, justamente por estarem mais sensíveis e com alguns incômodos emocionais e físicos, algumas mulheres preferem não ter relações sexuais. A atividade sexual tende a normalizar assim que o ciclo avança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)