5 coisas que vão mudar sua ideia sobre discutir a relação

Especialista explica que, quando bem feita, a DR pode estreitar o vínculo entre o casal

Se engana quem pensa que as relações sociais se sustentam naturalmente. Uma amizade ou um interesse afetivo podem e geralmente acontecem sem a necessidade de grandes esforços. Mas para que esses vínculos se fortaleçam e durem é necessário uma boa dose de dedicação e jogo de cintura. Isso envolve observação, entendimento de como o outro funciona e principalmente diálogo. Sendo assim, dificilmente uma relação irá prosperar se os envolvidos não conversarem, seja sobre assuntos aleatórios, como também sobre questões relacionadas à convivência. Em outras palavras, é preciso discutir a relação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Muitos de nós viram os olhos quando ouvem alguém falar sobre discussão de relação, Mas será que não estamos com uma percepção equivocada sobre esse tipo de situação? De acordo com a psicanalista Raquel Baldo, especialista Minha Vida, a discussão de relação, quando bem feita, pode trazer grandes transformações para o casal, inclusive, fortalecer o vínculo.

A seguir você encontra cinco aspectos sobre a discussão de relação que podem mudar sua opinião sobre ela:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que entendemos por discussão de relação provavelmente está errado

Raquel explica que, quando se pensa em discussão de relação, é comum pensar em desentendimento e intensidade. No entanto, não é esse o intuito de falar sobre a relação. De acordo com Raquel, discutir a relação pode ser um momento para analisar as coisas de forma minuciosa e entender o que está acontecendo, ao invés de ser sinônimo de troca de ofensas.

As questões não precisam ser resolvidas na discussão de relação

Talvez esse seja um grande equívoco presente na discussão de relação. Explicamos o que estamos sentindo e queremos que a solução apareça de forma instantânea. Raquel diz que não é assim que as coisas se resolvem. Uma transformação, na visão de Raquel, pode ser constante e gradual. De forma que, juntos, os envolvidos criem processos, construam e desconstruam condicionamentos que façam sentidos para todos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Nem toda discussão é uma discussão de relação

Convivência, na maioria das vezes, gera conflito. Isso é comum. Afinal, cada um de nós carrega consigo uma complexidade própria, que não está sob o controle do outro. Sendo assim, é comum que ao longo da relação apareçam as divergências diárias, algumas resultando em discussões. Raquel explica que esses desentendimentos rotineiros não são, na verdade, discussões de relação. Para ela, a característica e o jeito de ser não precisa ser resolvido enquanto relacionamento, ao menos que gere algum desentendimento contínuo.

Uma discussão de relação bem feita pode evitar outras no futuro

Entender os rumos que a relação está tomando, alinhar as expectativas e construir uma convivência mais harmoniosa em que as necessidades de ambos sejam respeitadas são bons objetivos a serem alcançados em uma discussão de relação. Raquel explica que por meio das palavras é possível amadurecer, resolver e elaborar novos contextos, além de trazer o outro para perto. Quando esses aspectos ficam claros entre o casal, a relação adquire um sentido mais genuíno e mais claro. A partir do conhecimento do outro e de nós mesmos, pode ser mais fácil evitar futuras discussões de relação.

A discussão de relação pode unir um casal

Uma discussão de relação pode mostrar que talvez a parceria entre os envolvidos não faça mais sentido. No entanto, na maioria das vezes a intenção de discutir a relação é para que a convivência entre os dois melhore, porque aquela relação faz sentido. Se ambos estiverem cientes de que é possível transpor as diferenças e construir juntos caminhos que façam sentido, então uma discussão de relação pode tornar o vínculo entre o casal mais forte.

Como ter uma DR saudável

Fazer uma reflexão honesta e profunda sobre os próprios anseios e expectativas pode ajudar a organizar os pensamentos e contribui para não perder a cabeça no momento em que o casal precisar conversar sobre a relação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)