PUBLICIDADE

Lazytown volta aos palcos e mostra que dá para educar sem ser chato

Conheça as séries infantis que divertem a molecada com mensagens do bem

Eles funcionam como professores: a criança assiste e sai repetindo as frases, os gestos e, muitas vezes, até o jeito de se vestir dos personagens dos desenhos animados. Lições de cidadania, amizade e cooperação ficam muito mais divertidas quando apresentadas nas histórias coloridas. Até largar o videogame e comer legumes ganham mais graça quando a recomendação vem de um time para lá de interessante (e não da mãe brava, com cara de ameaça).

A série Lazytown é prova disso. Da televisão, os personagens passaram ao teatro e, no mês das crianças, retomam os palcos num espetáculo que leva as crianças ao delírio. Canções contagiantes, coreografias e acrobacias enlouquecem os pequenos que têm a chance de ver seus ídolos de perto.

Os desenhos animados são ótimos para garantir que os pequenos desenvolvam todas suas habilidades durante a infância , afirma a psicóloga clinica infantil, Jamille Nassar. Os desenhos estimulam atividades em grupo, brincadeiras ao ar livre e discutem de maneira inteligente temas que são próprios do universo infantil . São ensinamentos que servem de base para o desenvolvimento de funções importantes de psicomotricidade, fundamental durante a vida escolar.

A também psicóloga infantil Fernanda Grimberg, da Clinica Luisa Catoira, ressalta a importância desses desenhos, explicando que eles podem oferecer soluções para os problemas que as crianças enfrentam, já que eles agem de acordo com o mundo infantil. Os desenhos são um excelente entretenimento: as crianças se identificam com os personagens e podem achar soluções para suas questões através desse espaço lúdico .

Mas é importante que os pais prestem muita atenção no tipo de animação que a molecada anda assistindo, pois eles podem apresentar situações que não combinam com a educação que os pais desejam passar para os filhotes. O importante é que os pais estejam informados sobre a mensagem que as histórias passam, certificando-se de que ela está alinhada ao que eles vêem dentro de casa ou na escola , diz Jamille Nassar.

Agora, se você não tem tempo de acompanhar todas as séries, veja abaixo as indicações que as psicólogas deram ao MinhaVida. A lista reúne alguns dos personagens de maior sucesso, todos portadores de mensagens bastante positivas para as crianças.



Lazytown: O principal objetivo do desenho é levar as crianças para longe do videogame. A série foi criada para estimular as crianças a se movimentar, brincar, pular, dançar, cantar, experimentar coisas novas e sentir-se bem com isso. A mensagem de Lazytown ajuda a desenvolver crianças saudáveis e equilibradas, um objetivo compartilhado com pais de todo o mundo.



Barney: Barney é um adorável dinossauro roxo, que cativa a criançada pequena usando muita simpatia e imaginação. O elenco também conta com crianças de diversas culturas, que passa conceitos positivos sobre segurança, amizade, boa forma e outros temas.



"Hi-5": Uma série musical infantil que proporciona um ambiente positivo e moderno para as jovens mentes que gostam de investigar. O programa consegue entreter oferecendo um mundo de aprendizagem baseado na música, nos movimentos e na diversão. Linguagem, música, habilidades sociais e emocionais, assim como conceitos visuais e matemáticos, são explorados nesta série. A aprendizagem se torna um prazer quando as crianças são convidadas a participar dos segmentos interativos do programa.



Backyardigans: Eles também entram no clima de séries musicais. São cinco personagens em idade pré-escolar que viajam pela imaginação. As crianças aprendem a se expressar criativamente e dançam ao som das músicas cantadas pelos cinco personagens animados. Músicas de vários estilos e uma excelente coreografia servem para encaminhar as histórias, acompanhadas por uma voz narradora que agrada tanto às crianças em idade pré-escolar como a seus pais, já que os personagens são muito educados.



Caillou: Um pequeno menino de quatro anos de idade que se diverte com as histórias à sua volta, embelezando tudo o que observa com sua rica imaginação. Ele sonha em crescer, mas começa a descobrir o mundo enquanto isso não acontece. Tudo o que encontra ao seu redor se transforma em uma desculpa perfeita para empreender uma nova aventura, aprender coisas novas e divertir-se. Seja na escola, em casa ou no parque, Caillou sempre procura uma oportunidade de aprender algo novo.



Bob Esponja: Uma esponja amarela que vive no fundo do Oceano Pacífico. Mais imaginação do que isso impossível, não é mesmo? Bob Esponja trabalha como cozinheiro na Lanchonete do Siriguejo e vive se metendo em confusão. O desenho trabalha com a imaginação da criançada e ensina que para tudo existe uma solução legal e descontraída.