Decifrando os rótulos de produtos para bebê

A pele do bebê é muito delicada nos primeiros meses de vida, por isso, deve ser tratada com produtos específicos

A pele dos bebês costuma ser tão macia e cheirosa que virou até expressão popular. Por outro lado, as mamães de primeira viagem podem ter algumas surpresas ao cuidar da derme infantil. Para acalmá-las, adiantamos: nos primeiros dias de vida, o recém-nascido pode apresentar uma espécie de descamação e vermelhidão que são normais.

Já com o passar dos meses, a lembrança vai para o fato que o organismo do bebê está em constante desenvolvimento e o mesmo vale para a pele que, apesar de se mostrar sempre macia, é bastante sensível e fina, e por ser uma barreira protetora está mais suscetível a problemas, alergias e também ao ressecamento.

Nesse período, portanto, as mães podem identificar problemas como dermatites, acne neonatal, brotoejas e impetigos que, por sua vez, podem estar relacionados a banho quente, excesso de roupa, fralda e produtos de higiene. Para te ajudar a cuidar melhor e entender o que procurar nas embalagens antes de comprar um produto para a pele do bebê, fizemos a lista abaixo. Confira!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O que procurar em produtos para bebês?

A palavra hipoalergênico: os produtos hipoalergênicos são desenvolvidos para diminuir as chances de alergias na pele, por esse motivo, geralmente eles não contêm substâncias que tendem a causar irritação. Vale ressaltar que um produto hipoalergênico é diferente de antialérgico. A segunda categoria se refere à medicamentos anti-histamínicos, geralmente de uso oral, que combatem alergias.

Informação sobre pH neutro: o pH é uma medida que vai de 0 a 14 e determina a acidez de um material, portanto, quando um rótulo informa que o pH do produto é neutro, significa que ele está próximo de 7,0. Já a pele do recém-nascido tem acidez que varia entre 6,3 a 7,5, logo, o produto tende a não irritar a pele ou causar danos.

Se contém glicerina: a glicerina (ou glicerol) é um ingrediente comum nas embalagens e se trata de um composto obtido a partir de óleos e gorduras de origem animal e vegetal. A substância tem ação emoliente, umectante, lubrificante e hidratante, o que favorece a absorção da água na pele promovendo maciez e, claro, hidratação.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Confirmação de teste oftalmológico: se a embalagem do produto descreve que ele é "sem lágrimas" significa que foi oftalmologicamente testado para garantir que os olhos dos bebês não fiquem irritados durante o banho.

A linha Baby Dove Hidratação Glicerinada cumpre os requisitos de produto seguro para bebês, por esse motivo seu uso é liberado até mesmo para o primeiro banho do recém-nascido. Além disso, todos os produtos Baby Dove Hidratação Glicerinada, que tem sabonete líquido, shampoo e condicionador, possuem até três vezes mais glicerina* em sua composição para garantir que a pele dos pequenos esteja sempre macia e nutrida.

*Comparado com os principais concorrentes do segmento.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)