PUBLICIDADE

Muito tempo em frente à televisão pode contribuir com ganho de peso de crianças

Estudo relaciona hábito ao aumento da circunferência abdominal

Quantas horas por dia seus filhos passam em frente à televisão? De acordo com um novo estudo publicado no International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, o hábito pode favorecer o ganho de peso (Descubra seu peso ideal) das crianças. Os pesquisadores descobriram ainda que o tempo gasto com o aparelho também pode influenciar a habilidade dos pequenos nos esportes. A análise foi conduzida por uma equipe da University of Montreal e sua afiliada Saint-Justine Mother and Child University Hospital, no Canadá.

Para chegar a tal conclusão, pais de mais de 1.300 crianças entre dois e quatro anos que haviam participado do Quebec Longitudinal Study of Child Development responderam a um questionário sobre os hábitos televisivos de seus filhos. A média de horas que as crianças com cerca de dois anos passavam em frente à televisão foi de 8,8 horas. Ao atingir os quatro anos, o número aumentou para 14,8 horas por semana. Entretanto, 15% das crianças apresentaram uma média de pelo menos 18 horas em frente ao aparelho.

Os resultados mostraram que cada hora a mais em frente à televisão foi responsável pelo aumento de meio milímetro de circunferência abdominal. Isso significa que uma criança de quatro anos que assiste 18 horas de televisão por semana chegará aos 10 anos com 7,6 milímetros a mais de cintura graças ao hábito. Outra descoberta foi o declínio do condicionamento físico dos participantes. Cada hora de televisão semanal aumentada foi associada a uma capacidade menor de saltar, o que mostra dificuldade de praticar atividades que exijam força na perna, como jogar futebol ou basquete.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

De acordo com um dos autores do estudo, outras pesquisas já haviam sido feitas associando a exposição de crianças da pré-escola à televisão e a gordura corporal, mas este é o primeiro a descrever com maior precisão o que essa ligação representa. Mostra ainda a urgência de pais incentivarem seus filhos a brincar ao ar livre e exercitar o corpo.

Tire seu filho da televisão com essas brincadeiras

Entreter crianças não é tarefa fácil, mas com boa vontade e um pouco de criatividade, dá para tirar os pequenos de frente da TV. Confira dicas de como ocupar o tempo do seu filho de forma saudável e aproveite a ocasião para dar muitas risadas.

Gincana

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Com algum espaço no quintal ou no jardim, já é possível brincar de gincana. Esconda objetos e vá soltando pistas para que as crianças possam encontrá-los. Vale ainda pensar em uma recompensa para a caça ao tesouro. Na falta de um quintal espaçoso, os cômodos maiores da casa podem dar conta do recado.

Balanço

A brincadeira é simples e pode ser feita em qualquer árvore. Basta usar um pedaço de corda e um pneu e pronto! Você tem um balanço. Antes de deixar a criança brincar, verifique se está tudo muito bem preso para garantir a segurança da criança.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bolinhas de gude

Brincadeira antiga, mas que nunca sai de moda, jogar bolinhas de gude exige concentração e pontaria. Que tal organizar um campeonato? Quem conseguir encaçapar mais bolinhas do adversário ganha.

Decore uma camiseta

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Tudo o que você precisa é de uma camiseta velha e de canetinhas de tecido. Depois é só usar a criatividade e fazer desenhos dos mais variados. A ideia não é criar uma imagem perfeita, mas soltar a imaginação.