Maya é uma garotinha de 4 anos que, devido a uma paralisia cerebral, vive com alguns problemas motores. Por isso, faz tratamentos para começar a andar. No dia 1º de julho, ela deu seus primeiros passos sem bengala e nem andador, e a sua reação foi emocionante. "Estou andando! Dei até um passo grande!" disse ela no vídeo que sua família gravou e postou em seu Instagram.

E não foi apenas esta etapa da vida da garotinha que teve tantos espectadores. Os pais de Maya compartilham sua rotina de tratamentos em sua conta intitulada Mighty Miss Maya - ou "Poderosa Senhorita Maya", em português. Lá, é possível ver o avanço de seu tratamento, notado principalmente após fazer uma cirurgia na coluna há cerca de dois meses.
Paralisia cerebral
A doença que Maya tem, paralisia cerebral, é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e postura. Os efeitos nas habilidades variam muito. Algumas pessoas são capazes de caminhar, enquanto outras não são. Algumas pessoas mostram função intelectual normal, ao passo que outras podem apresentar deficiência intelectual. Epilepsia, cegueira ou surdez são condições que podem estar presentes.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Os sintomas de paralisia cerebral podem variar. Problemas de movimento e coordenação associados podem incluir:
- Rigidez muscular e reflexos exagerados (espasticidade)
- Rigidez muscular com reflexos normais (rigidez)
- Falta de coordenação muscular (ataxia)
- Tremores ou movimentos involuntários
- Movimentos lentos e contorcidos (atetose)
- Dificuldade para caminhar
- Babar ou ter problemas com a deglutição
- Atrasos no desenvolvimento da fala ou dificuldade em falar
- Dificuldade com movimentos precisos, como pegar um lápis ou uma colher.