Bebês só reconhecem pessoas de perfil a partir dos 6 meses

Para se comunicar com os mais novos, estudo indica conversa olho no olho

Bebês pequenos não reconhecem rostos de pessoas quando elas estão de perfil. É o que concluiu um estudo japonês com 14 bebês de 3 a 8 meses. Segundo os pesquisadores, para melhorar a comunicação com os bebês menores do que esta idade, os pais e educadores devem priorizar as conversas olho no olho.

"Ultimamente, celulares se tornaram populares, e nós estamos dando atenção a eles o tempo inteiro. Mães cuidando de bebês não são uma exceção. No entanto, bebês menores não reconhecem o rosto de perfil. Quando se comunicar com seu bebê pequeno, devemos olhar diretamente para seu rosto", recomenda Ryusuke Kakigi, do Instituto Nacional para Ciências Psicológicas, no Japão.

As conclusões foram tiradas a partir de um método não-invasivo de monitoramento da atividade cerebral. Com um tipo de eletrodo na cabeça do bebê, os pesquisadores mostravam a foto de suas mães de perfil e de frente. As respostas hemodinâmicas na parte occiptal temporal direita aumentavam quando eles percebiam que estavam diante de um rosto. As imagens em perfil só eram reconhecidas por bebês a partir dos 5 meses e meio, em média.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O estudo foi feito na Universidade Chuo, no Japão, e publicado na revista Neuroimage

Como estimular a visão de seu bebê

0 a 6 meses - Nos primeiros meses, apresente brinquedos com grandes contrastes de cor como branco, preto, vermelho e amarelo, pois o bebê não distingue tonalidades semelhantes. Ponha um móbile no berço e troque o brinquedo de posição regularmente. Aproxime seu rosto do recém-nascido quando quiser chamar a atenção dele e brinque com expressões diferentes.

6 meses a 1 ano - Nessa fase o pequeno começa a reconhecer seu rosto e responde com sorrisos e movimento dos braços. Mostre um objeto ou brinquedo de que ele goste e você vai perceber que reagirá com alegria. Mude a posição do nenê no berço de modo que ele possa ver o ambiente por ângulos diversos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

1 a 2 anos - Dê objetos coloridos e com formas diferentes para ele brincar. Mova um brinquedo e observe se ele acompanha com os olhos na horizontal e na vertical.Deixe-o manipular as páginas de um livro colorido.

Aprenda a estimular os outros sentidos de seu pequeno nesta matéria