Crianças que vão bem na escola são mais populares e seguras

Estudo relacionou os resultados escolares, a propensão à depressão e a popularidade na escola

Na escola, começam a se configurar personalidades em relação a grupos. Há aqueles mais estudiosos, há os que gostam de esportes e os populares, que conquistam atenção de todos. Um estudo descobriu que, pelo menos durante os primeiros anos de ensino fundamental, bom desempenho na escola está relacionado à maior popularidade na escola.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Algumas pesquisas anteriores mostraram que as crianças que vão mal no ensino fundamental têm maior probabilidade de experimentar sentimentos de frustração e inutilidade, o que pode colocá-los em maior risco de depressão", diz Keith Herman, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Missouri.

A pesquisa estudou 380 alunos de escolas do Havaí, da primeira à terceira série. Os problemas acadêmicos na primeira série levaram a níveis mais baixos de popularidade no segundo ano, o que, por sua vez, levou a mais chances de depressão na terceira série.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

"Os professores e os pais devem pensar em dar incentivo e atenção positiva às crianças em outras áreas em que se destacam", diz Keith. "Talvez eles se deem mal com matemática, mas eles se destacam em arte. Se uma criança sente que suas paixões e talentos são valorizados, é mais provável que eles tenham uma visão positiva de sua autoestima", explica.

Como construir a autoestima da criança?

Assim como os pais podem ser determinantes para uma autoestima baixa, a criança pode ser estimulada a ter uma boa autoestima e desenvolver suas habilidades da melhor maneira. A psicóloga Daniella de Faria desvendou como a família pode fazer diferença nesse aspecto. Veja no site.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)