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Controle de peso

Pessoas que mantêm uma atividade física regular e adequada à sua condição física tendem a pesar menos e a ter um percentual de gordura corporal menor, apesar de consumirem mais calorias do que as pessoas sedentárias. Mas como podem consumir mais calorias e perder peso? A atividade física regular e planejada aumenta o gasto calórico, indiretamente, por elevar a taxa metabólica em repouso após a atividade e, diretamente, pela própria atividade. É aconselhável um programa combinado de dieta e atividade física regular, o que não implica em diminuir ou retirar da alimentação alimentos calóricos. Antes de assumir qualquer atividade física, com o propósito da diminuição de peso, deve-se fazer uma avaliação das taxas metabólicas precisa, para identificar possíveis disfunções que serão fatores predisponentes da não-perda de peso na atividade física.

A atividade física regular altera de forma benéfica a distribuição de gordura corporal, independentemente de seus efeitos sobre o peso corporal e a adiposidade total. Níveis mais altos de atividade física associam-se à prevenção primária do ganho de peso e da obesidade. Nos indivíduos obesos, além da perda de peso, são inúmeros os benefícios da atividade física regular, como a prevenção e redução dos triglicérides, redução da adesão plaquetária, melhora da condição do sistema arterial e venoso, redução dos riscos de trombose e melhora da condição cardíaca e respiratória. Entretanto, antes de iniciar um programa de atividade física, o obeso deverá realizar uma avaliação fisioterapêutica das estruturas físicas de seu corpo, como forma de prevenir possíveis danos nas articulações e músculos, muito comuns quando essas atividades físicas são realizadas de forma inapropriada e sem orientação de um profissional capacitado. Com certeza, a pessoa obesa perderá peso com a atividade física regular, mas não poderá adquirir, em troca, lesões que comprometerão futuramente seu desempenho físico e funcional.