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Sete hábitos para uma alimentação saudável durante as férias

Aproveitar o tempo livre para cultivar bons hábitos alimentares evita prejuízos na balança

Férias é o período para relaxar, rever conceitos e, claro, descansar. Só não pode haver relaxo quando o assunto é alimentação saudável. "As férias mudam a nossa rotina, mas não podemos esquecer que determinadas coisas não entram de férias - uma delas é a saúde", diz a psicanalista Ângela Mathylde Soares.

Que tal aproveitar o tempo de sobra para rever a sua dieta? Adote esses sete hábitos que, além de te ajudarem a manter a linha nesse período, prolongam os resultados para quando o descanso acabar.

Repense os hábitos alimentares

Repense os hábitos alimentares - Getty Images
Repense os hábitos alimentares - Getty Images

Muitas vezes, a falta de tempo é a grande desculpa para adiar as mudanças nos hábitos alimentares. Durante as férias, fica mais fácil organizar e planejar as refeições, assim como investir em outros hábitos saudáveis.

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Além disso, acrescenta a nutricionista Joana Lucyk, naturalmente você está menos estressado. "Não há reeducação alimentar que dê certo se estamos estressados. Nas férias, como estamos relaxados, fica mais fácil nos adaptarmos a mudanças no comportamento alimentar", ela explica.

No entanto, lembre-se de que não adianta restringir as mudanças de atitude às férias, lembra a nutricionista Teresa Cristina de Oliveira Marsi. Procure estender esses hábitos para quando o período de descanso acabar.

Tome cuidado com os pratos típicos

Tome cuidado com os pratos típicos - Getty Images
Tome cuidado com os pratos típicos - Getty Images

Usar as férias para conhecer outras culturas é comum, ainda mais por meio de sua culinária. Por mais que seja uma aventura deliciosa, exagerar nas experimentações pode pesar na balança.

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"Não vale experimentar vários pedaços de várias delícias diferentes. Aí pecamos, de qualquer forma, pelo excesso. Portanto, escolha apenas uma delícia por dia", aconselha a nutricionista Joana Lucyk. "Também é preciso saber um pouco sobre a preparação do alimento, para tentar verificar se o mesmo é muito calórico e saber se há alimentos aos quais tem intolerância ou alergia, o que pode causar graves prejuízos a sua saúde", adiciona a nutricionista Teresa Marsi.

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Seja prático na cozinha

Seja prático na cozinha - Getty Images
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É possível usar alguns macetes para tornar o preparo dos alimentos muito mais prático em casa e não precisar recorrer a fast food ou restaurantes todos os dias. O forno micro-ondas é um dos melhores amigos da praticidade: "Uma das vantagens é a melhor preservação dos nutrientes, pois neste método de cocção o alimento não precisa ser imerso em água", explica a nutricionista Meire Braga.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados no manuseio do aparelho. Antes de consumir o alimento feito ou esquentado nele, a nutricionista Teresa Marsi aconselha que aguardemos metade do tempo de cocção para consumir o alimento - por exemplo, se a comida ficou dois minutos no forno, deve-se esperar um minuto para consumi-lo. Ela explica que há referências de que o aquecimento no micro-ondas aconteça por agitação molecular. "Caso a pessoa ingira o alimento imediatamente após a cocção, o número de radicais livres poderá ser bem alto, pois não há tempo de haver uma reorganização molecular e a redução dos radicais livres", justifica.

Também é melhor evitar recipientes plásticos, dando preferência aos de vidro. "O plástico, quando aquecido, libera bisfenol, substância tóxica para o nosso organismo, que pode favorecer a multiplicação de células de gordura, entre outros males", alerta a nutricionista Joana Lucyk.

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Teresa ainda aconselha o uso de outros aparelhos práticos, como forno elétrico pequeno, multiprocessador, grill, panela de arroz elétrica e até máquina de pão.

Outra opção é comprar legumes já picados, que, como lembra a nutricionista Ingrid Bigotto, da Oligoflora SPA, podem ser usados em preparos de saladas ou sopas rápidas. "Também há muitas opções saudáveis e fáceis de preparar na cozinha, como salada de frutas com granola e agávia; polpa de açaí com granola; lanche frio com pão integral, queijo branco, peito de peru, tomate seco e alface, entre outras", completa.

Visite a feira

Visite a feira - Getty Images
Visite a feira - Getty Images

Nas férias, a falta de tempo não será um empecilho para uma visita à feira, onde você pode experimentar novos alimentos. "Na feira, há uma diversidade imensa de alimentos que, muitas vezes, fogem do nosso hábito", justifica Joana Lucyk. Quanto maior a variedade das frutas, mais nutrientes diferentes você estará consumindo. Prefira as frutas da estação, que costumam ter preços mais acessíveis e melhor qualidade.

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Chame os pequenos para a cozinha

Chame os pequenos para a cozinha - Getty Images
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Ao chamar as crianças - sejam filhos, irmãos, primos, sobrinhos, vizinhos etc. -, além de acalmá-las e distraí-las, você ajuda a educá-las. A psicanalista e psicopedagoga Ângela Mathylde Soares afirma que esse tipo de atividade lúdica é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, já que ela aprende observando.

Cozinhar ainda tem o poder de ensinar as crianças a se alimentarem corretamente. Um dos fatores, diz a nutricionista Meire Braga, é a diminuição na taxa de rejeição dos pequenos a certos alimentos, já que, quando eles participam do preparo, o interesse em experimentá-los aumenta.

"É preciso existir o contato com os alimentos saudáveis, a exploração dos seus benefícios e o consumo por todos os que convivem com a criança", afirma a nutricionista Ingrid Bigotto, que lembra que, durante o preparo, é interessante explicar para ela qual a importância daquele alimento para a saúde.

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Ocupe bem o seu tempo

Ocupe bem o seu tempo - Getty Images
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O tempo ocioso das férias pode resultar no famoso assalto à geladeira ou à dispensa em busca de guloseimas, o que leva a reflexos negativos na dieta. Por isso, ocupar o tempo de maneira produtiva pode ser benéfico para a saúde. Mantenha seu corpo e mente em atividade!

"Vá passear, ler um livro, ver um bom filme, conversar com os amigos, fazer um esporte. Tudo isso nos ajuda a manter a nossa mente distraída", aconselha a psicanalista e psicopedagoga Ângela Mathylde Soares.

Não abandone sua rotina alimentar

Não abandone sua rotina alimentar - Getty Images
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Se você já segue uma rotina alimentar equilibrada, nada de deixar que ela tire férias. A consequência dos deslizes fica clara na balança. "Para se manter na linha, é importante sempre lembrar que a alimentação saudável é essencial para a qualidade de vida", aconselha Joana Lucyk.

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"Crie motivos para se manter dentro de uma alimentação saudável e ter orgulho de você. Fracionar, organizar, equilibrar, são palavras mágicas para não sair de seu ideal. Coma mais vezes ao dia, organize o seu tempo e equilibre a sua alimentação com exercícios diários", completa a psicanalista Ângela Mathylde Soares.